5 Sentidos

Daniel Bolba conquista prémio na 36.ª Edição do Prémio Jovens Músicos

None

A ANSA/Orquestra Clássica da Madeira (OCM) congratula-se pelo facto de o jovem percussionista madeirense Daniel Bolba  (Bolba Dániel) ter conquistado o 1.º prémio nas provas finais na categoria A/Solistas de Nível Superior na percussão, na 36.ª Edição do Prémio Jovens Músicos.

Este concurso, que conta com 279 jovens músicos inscritos, está a decorrer, entre 24 e 28 de Julho, resultando de uma parceria entre a Antena 2 / RTP, o Município de Loulé, a Casa da Música do Porto, a Fundação Calouste Gulbenkian e o anfitrião, o Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado.

A OCM sensibilizada com a necessidade de apoiar os jovens artistas, tem organizado recitais de preparação para estes concursos, dando-lhes palco e público. Recentemente, com o apoio da OCM, Daniel Bolba (Bolba Dániel), na sua preparação, apresentou o repertório deste concurso no recital, no passado dia 20 de Julho, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

Daniel Bolba é um percussionista madeirense de nacionalidade portuguesa e húngara.

Completou a sua licenciatura no Conservatório de Amesterdão onde no presente está a finalizar um mestrado duplo em percussão e em 'live electronics', orientado pelos professores Arnold Marinissen, Xi Zhang e Jos Zwaanenburg. Daniel teve a oportunidade de tocar com vários músicos de renome nas maiores salas de concerto da Holanda, nomeadamente com Arnold Marinissen na Muziekgebouw em Amsterdão, Dominique Vleeshouwers na Muziekgebouw de Eindhoven, na Concertgebouw de Amsterdão, entre outras. Participou também em inúmeros festivais, como o Festival MadeiraDig, Festival STRP, Festival North Sea Jazz e Music Festival Schiermonikoog.

Actualmente integra a Amsterdam Modern Orkest e tem trabalhado com vários agrupamentos de música moderna, como o AskoISchönberg, Ensemble Intercontinental, Ensemble Modern Academy, Eklekto Percussion Ensemble e Remix Ensemble.

É laureado de inúmeros concursos internacionais, sendo de destacar o prémio 'Grand Prix Winner' no concurso '21st Century Art competition for young performance', em 2015, com Trio de Percussões da Metropolitana; 1º Prémio no Concurso Tomarimbando, categoria A, em 2015; 1º Prémio na primeira edição do Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior, na categoria C, em 2017; 1º Prémio no concurso Internacional de Lagos, na categoria 4 em 2017; e Menção Honrosa no concurso 'Grachten Concour' em Amsterdão em 2022.

Atingir este objectivo é o desaguar do apoio incontornável dos seus pais, dos seus professores e de algumas instituições.

A ANSA/Orquestra Clássica da Madeira orgulha-se de fazer parte do percurso deste jovem instrumentista, que teve o início no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira na Classe do Professor Jorge Garcia.