Regionais 2023 Madeira

Nuno Morna é o cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal às Eleições Regionais

None

O Conselho Nacional da Iniciativa Liberal aprovou, hoje, o nome de Nuno Morna como cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal nas próximas eleições legislativas regionais da Madeira. Esta candidatura tem por objectivo "demonstrar que a Iniciativa Liberal é a força política que renovará a Madeira, trazendo mais liberdade, prosperidade e qualidade de vida à região autónoma".

Nuno Morna, de 61 anos, é o coordenador do núcleo da Madeira da Iniciativa Liberal, membro fundador do partido e fundador do núcleo da Madeira. Foi membro do Conselho Nacional e integra actualmente a Comissão Executiva da Iniciativa Liberal. Foi cabeça-de-lista nas eleições regionais da Madeira em 2019 e número três da lista nacional da Iniciativa Liberal nas europeias desse ano, bem como candidato à Câmara Municipal de Santa Cruz em 2021. Actualmente, é técnico de aeronáutica na NAV.

Numa nota enviada à imprensa, o partido indica que uma das suas bandeiras tem sido a do voto antecipado e em mobilidade, "o que levou o partido a desafiar as forças com representação na Assembleia Legislativa Regional a proporem essa alteração legal ainda a tempo do sufrágio que terá lugar dentro de poucos meses". 

"Defendendo a importância da participação eleitoral dos madeirenses que não tenham possibilidade de votar presencialmente no dia para o qual venha a ser convocado o acto eleitoral, a Iniciativa Liberal pretendia que os madeirenses deixassem de ser os únicos portugueses sem esta possibilidade de participação democrática. Uma proposta que foi chumbada esta semana na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira pela maioria PSD/CDS-PP, partidos que continuam a ser os principais responsáveis pelo défice democrático que se vive no arquipélago", refere.

Programa eleitoral apresentado no próximo domingo

Quanto ao programa eleitoral, será apresentado no próximo domingo com a presença  do presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha. De qualquer forma, Nuno Morna avança: "Queremos colocar a Madeira à frente na qualidade dos serviços públicos de saúde e justiça, no aumento dos rendimentos líquidos das famílias e das empresas, assim como ao nível de transparência na política".

"A Região Autónoma da Madeira merece mais do que tem tido nestes últimos anos e será com o Liberalismo que será possível ter uma região mais moderna, com oportunidades para todos”, reforça. O Iniciativa Liberal pretende ainda uma reforma do Sistema Regional de Saúde, para que o mesmo, "em parceria com os operadores privados, ofereça melhores cuidados aos madeirenses". Além disso, haverá "propostas para recuperar o poder de compra das famílias e a liquidez das empresas, por via da redução do IRS e do IVA para os mínimos legais possíveis. Os liberais madeirenses vão igualmente dar grande enfoque ao combate à corrupção, promovendo a adopção de instrumentos de maior transparência política que permitam ainda assegurar contas certas nas finanças regionais".

Vamos também apresentar soluções para os problemas de habitação e mobilidade da região, bem como de educação, ambiente, administração pública e modernização administrativa. Será um programa transversal, com soluções para os diversos problemas e necessidades sociais, económicas e culturais da Madeira e Porto Santo Nuno Morna, candidato às eleições regionais pelo IL

Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, sublinha que “há uma grande disponibilidade dos madeirenses para ouvirem as propostas liberais, para perceberem aquilo que o partido defende para a região autónoma e para a sua população em várias áreas”. “Na rua, no contacto com os madeirenses, todos pedem uma redução da carga fiscal. Daqui a poucos meses, os madeirenses e porto-santenses vão contar com a voz da Iniciativa Liberal na Assembleia Legislativa Regional para defender os seus interesses e não os interesses de quem governa há anos sem trazer prosperidade e um desenvolvimento sustentável”, sublinha.

Depois da representação na Assembleia da República, actualmente com oito deputados, e da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, com um deputado, a Iniciativa Liberal tem como objectivo alcançar representação parlamentar na Madeira.