Madeira

Protecção Civil formou 984 agentes de Protecção Civil no 1.º semestre de 2023

None

As 79 formações implementadas pelo Serviço Regional de Protecção Civil permitiram formar 984 agentes de Protecção Civil, ao longo do primeiro semestre deste ano. Estas acções contaram com a participação de empresas e outras instituições, "assegurando e desenvolvendo, deste modo, a formação adequada e necessária para o correcto exercício da profissão".

"Através da Divisão de Formação, que tem como atribuição, promover a formação humana, profissional e cultural dos bombeiros e demais agentes de protecção civil, a mesma apresenta um catálogo formativo que advém da necessidade de incrementar conhecimentos técnicos e operacionais, nas mais diversas áreas formativas, entre elas, a Emergência Pré-Hospitalar, a Gestão e Liderança, o Risco Rural, Urbano e Rodoviário, as Matérias Perigosas, o Salvamento em Grande Ângulo e Proteção Civil", refere nota emitida pela Protecção Civil Regional.

Além disso, foram estabelecidas parcerias nacionais formativas, com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), entidade a nível nacional reconhecida para a formação de Bombeiros e com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), na área de emergência pré-hospitalar.

Deste modo, como Entidade Formadora Certificada, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM consubstancia as suas atribuições no âmbito da formação dos Bombeiros e outros Agentes de Proteção Civil da RAM, garantindo um desenvolvimento sustentável e um melhor desempenho nos serviços prestados à comunidade.