Fact Check Madeira

A presença de socorristas durante a época balnear, no Lido, Ponta Gorda e na Praia Formosa, é medida lançada pelo actual executivo municipal?

A administração da FMF destacou a presença de socorristas nas principais praias vigiadas do Funchal a exemplo do que já aconteceu no ano passado. Mas será esta uma aposta recente?

Posto de vigilância na Praia Formosa - Poente
Posto de vigilância na Praia Formosa - Poente, foto OD

É recente a presença de socorristas em praias sob concessão da Frente MarFunchal?

Não sendo obrigatório, as praias vigiadas do Funchal sob gestão da empresa municipal Frente MarFunchal (FMF) estão, durante a época balnear reforçadas pela presença de socorristas, além dos imprescindíveis nadadores-salvadores.

Recentemente, em cerimónia que assinalou a abertura da época balnear 2023 nas praias da FMF, o administrador responsável por esta empresa municipal sugeriu que a presença de socorristas, em complemento às equipas de nadadores-salvadores nos complexos balneares e na praia Formosa, era uma realidade recente nestas águas balneares.

“Já aconteceu no ano passado, mas este ano de forma mais consistente, vamos ter presente nos dois maiores complexos balneares, a Lido e Ponta Gorda, e na maior praia da cidade do Funchal, a Praia Formosa, durante todo o serviço do nadador-salvador, um socorrista profissional contratado pela Frente MarFunchal”, afirmou Rui Cortez, por ocasião da cerimónia de hastear das Bandeiras Azul e Praia Acessível no Complexo Balnear da Ponta Gorda, realizada no dia 18 de Junho.

Pelas declarações proferidas, o horizonte comparativo do actual responsável pela FMF cingiu-se apenas e só ao início do mandato da actual coligação Funchal Sempre à Frente (PSD/CDS), quando na verdade a presença de socorristas em praias de banhos da FMF, durante a época balnear, é uma realidade já de anos anteriores. Tal verifica-se nesta altura do ano desde os mandatos da coligação Mudança e coligação Confiança, então lideradas, respectivamente, pelos socialistas Paulo Cafôfo e Miguel Silva Gouveia.  

Como tal, a presença de socorristas a reforçar as equipas de nadadores-salvadores em complexos balneares, nomeadamente Lido e Ponta Gorda, assim como na Praia Formosa, é prática que já decorre há mais anos que não apenas desde o ano passado.

É recente a presença de socorristas em praias sob concessão da Frente MarFunchal?