Madeira

‘Museu dos Descobrimentos’ abre no Porto Santo com espólio de valor “considerável”

ANA, ANAM, Electrosom, FX Hotelaria, Grupo Sousa, Hotel Porto Santo, Hotel Vila Baleira, Pé na Água, Barbeito, Grupo Pestana, Tecnovia e RIM foram as empresas que deram o seu contributo na aquisição deste espólio

Foto DIÁRIO 
Foto DIÁRIO 

O novo Museu de Colombo e dos Descobrimentos Portugueses conta com um espólio de valor “considerável” e reúne um conjunto de várias peças que foram adquiridas, em regime de mecenato, por 12 empresas que ofereceram ao Porto Santo a ‘herança’ desta épica cruzada oceânica que teve como ponto de partida, precisamente, a Ilha Dourada.

O valor deste conjunto foi destacado, esta quarta-feira, pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, durante a abertura do novo espaço museológico que agora faz parte do emblemático edifício da Baiana, hoje inaugurado. 

Miguel Albuquerque anuncia 'novo' museu dos Descobrimentos no Porto Santo

Presidente do Governo Regional aproveitou sessão solene do Dia do Concelho para fazer o anúncio

A reconstituição histórica do edifício está excepcional e este museu é um museu que parte de um pressuposto que é a reafirmação do Porto Santo como ponto de partida da expansão portuguesa, o momento mais glorioso da nossa história. Um Portugal pluricontinental que estava na vanguarda das ciências, na altura, e que rompeu com a sua dimensão continental e transformou-se no Portugal global, contactando com outras culturas, outras civilizações, e este museu visa, através das suas peças, retratar a interacção entre as culturas das terras que Portugal teve ocasião de visitar e de estabelecer relações comerciais, efectivas, com esses povos e com essas novas culturas desde o Japão, Filipinas, Índia, América do Sul, América do Norte. Tudo aqui está representado através das peças com influências da cultura portuguesa e da cultura local e pensamos que este museu é um museu muito digno.  Miguel Albuquerque

Durante a cerimónia, o líder do executivo madeirense fez questão de vincar que a requalificação deste edifício “estabelece um marco”, mais que não seja por entender que este é "o primeiro museu que nos últimos anos faz uma referência concreta aos descobrimentos portugueses".

"E é consequência da disponibilidade e da generosidade de 12 empresas que através da lei do mecenato deram um contributo essencial para a aquisição deste espólio monumental", acrescentou.

A ideia deste museu foi estabelecer um marco e, se repararem, todas as peças têm uma inter-relação com as terras que foram descobertas, reconhecidas ou relacionadas, desde então, com a aventura dos descobrimentos. O espólio que está aqui foi pensado na marca da relação de Portugal que colonizou e descobriu. Miguel Albuquerque
Declarações de Miguel Albuquerque

ANA, ANAM, Electrosom, FX Hotelaria, Grupo Sousa, Hotel Porto Santo, Hotel Vila Baleira, Pé na Água, Barbeito, Grupo Pestana, Tecnovia e RIM foram as empresas que deram o seu contributo na aquisição deste espólio.

Quanto ao restaurante Baiana, o presidente do Governo Regional elogiou os dois empresários que assumiram a responsabilidade de gerir o restaurante.

Vai ser mais um sucesso e fico satisfeito que tenham assumido esse desafio. A Baiana não é um sítio qualquer. É um espaço que faz parte da nossa memória e de sucessivas gerações de madeirenses e porto-santenses. Miguel Albuquerque