Madeira

Voto de Protesto pelo encerramento do Curso Profissional de Técnico de Turismo em Santa Cruz

None

A Assembleia Municipal de Santa Cruz aprovou hoje em reunião um Voto de Protesto à decisão da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia em recusar a abertura Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.

Depois de testemunharmos encerramentos e fusões de escolas, de testemunharmos equipamentos escolares em perfeitas condições de acolher novos projetos mas ao total abandono, ao ponto de já estarem a ser vandalizados, voltamos a assistir um total ‘voltar de costas’ para a juventude e para o concelho de Santa Cruz. JPP 

"Graças à Secretaria Regional da Educação, numa decisão unilateral, sem ouvir as forças vivas do concelho, os cerca de 20 alunos pré-inscritos e que aguardavam a reabertura do curso, vêem-se empurrados para fora da sua escola e do seu concelho, e obrigados a repensar o seu futuro", dá conta o executivo municipal de Santa Cruz liderado pelo JPP.

O Voto de Protesto tem em conta: "1. estarmos perante um curso com elevada procura por parte dos jovens na única escola secundária de Santa Cruz e com sérias dificuldades em atrair novos alunos; 2. estarmos perante o segundo maior e mais jovem concelho da região; 3. estarmos perante o segundo polo turístico da região, cujo parque hoteleiro anualmente, aguarda ansiosamente o término do curso profissional de Técnico de Turismo para acolher estágios e reforçar as suas equipas com recursos humanos motivados e formados; 4. estarmos perante um curso profissional auditado sucessivamente com resultados excelentes e com uma média de estágio de 19 valores, no último ano letivo; 5. os níveis de empregabilidade verificados, bem como o ingresso de alunos no ensino superior após a frequência no referido curso". 

Não se percebe esta decisão de não autorizar a reabertura de novo Curso Profissional de Técnico de Turismo já com efeitos a partir do próximo ano letivo! Perdem os jovens, perde a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, perde o concelho de Santa Cruz! JPP