Desporto

Ronaldo Marczinski recorda último triunfo do Marítimo na Reboleira em 2001

Luso-brasileiro apontou o único golo do jogo e esteve à conversa com o DIÁRIO e TSF-Madeira

Ronaldo Marczinski apontou o golo do último triunfo verde-rubro na Reboleira, em 2001.
Ronaldo Marczinski apontou o golo do último triunfo verde-rubro na Reboleira, em 2001.

"Acho que o Marítimo não merece cair e é nisso que o jogador tem de pensar, porque queira ou não queira, vai ficar manchado na carreira", avisa o ex-avançado em antevisão à partida de logo à noite no Estádio José Gomes.

Hoje com 42 anos de idade, Ronaldo Marczinski tem bem gravado na memória o momento em que empurrou uma importante bola para o fundo da baliza do Estrela da Amadora com o seu pé esquerdo. Um remate certeiro que sentenciou, à data, a descida de divisão dos tricolores. Este sábado, pelas 20 horas, joga-se exactamente esse destino, que tanto pode pender para um ou outro clube.

Foi no dia 17 de Março de 2001 que o luso-brasileiro marcou o único golo dessa partida, que se constitui também como o último triunfo verde-rubro na Reboleira, já lá vão 22 anos. Desde então os dois conjuntos defrontaram-se por cinco ocasiões no Estádio José Gomes: empataram três vezes e o Estrela levou a melhor noutras duas.

Na temporada 2000/2001 os tricolores acabaram mesmo por ser relegados para a II Liga, no último lugar da tabela, mas o Marítimo também não se recomendava nessa época. A vitória fora de portas no Estádio José Gomes, à passagem da 25.ª jornada, foi a primeira dos insulares na qualidade de visitantes - a equipa de Nelo Vingada acabou por fechar o campeonato no 11.º lugar, com 43 pontos.

Lembro do 1-0. Foi a primeira vitória da época fora de casa naquela época. Nesta semana que passou eu estava revendo alguns lances, porque bateu uma saudade, e revi esse golo. Até estava olhando uns jornais também e umas reportagens sobre esse dia aí, até tem uma foto aí no jornal contra o Estrela da Amadora. Ronaldo Marczinski
Tem bem presente o golo apontado ao Estrela da Amadora

Em declarações ao DIÁRIO e à TSF-Madeira desde o Paraná, no Brasil, o antigo avançado que actuava na 'B' recorda que mereceu a confiança de Vingada apenas um jogo antes e onde fez, precisamente, o gosto ao pé, contribuindo decisivamente para o triunfo caseiro diante da União de Leiria. Voltou a fazê-lo no jogo seguinte, contra o Estrela.

O jornalista Emanuel Rosa foi quem redigiu a crónica da partida. Esta foi a análise à prestação individual de Ronaldo. "Dois jogos, dois golos. Esta a 'performance' do jovem que Vingada foi buscar à equipa "B". Entrega e generosidade totais e um golo bem trabalhado foram os seus argumentos, até sair esgotado. Uma curiosidade foi o seu marcador (Rebelo) ser 20 anos mais velho".

Eu tenho esse golo no YouTube. A bola vai para a lateral esquerda, eu faço uma diagonal no meio da defesa, o Jokanovic dá de primeira por cima do lateral e o guarda-redes, que era o Tiago, que jogou no Sporting, sai da baliza e eu empurro a bola com a barriga, para passar por ele, e desse ângulo chuto de esquerda e a bola entra. Lembro até hoje desse golo. Ronaldo Marczinski

Mas vamos ao que importa. Muito além da similitude de ambos os momentos, cujo desfasamento dista mais de duas décadas, interessa falar do presente. E é com alguma mágoa que Ronaldo Marczinski acompanha o momento actual dos insulares.

"Um clube como o Marítimo, nessa situação, lutando para não cair, depois de ser reestruturar também, com um estádio tão bonito - não cheguei a conhecer, só joguei no estádio antigo, mas ficou muito bonito - estar nessa situação é difícil. A gente fica triste por ver, mas eu acredito que dá para passar esse play-off e se manter na primeira liga, que eu acho que é o que o Marítimo merece. Faz falta à liga um clube igual ao Marítimo", admite o luso-brasileiro.

Pede aos jogadores que honrem a história do Marítimo
Eu acho que têm [os jogadores] de se agarrar na história do Marítimo. O Marítimo já teve várias vezes nas competições europeias, fez grandes campeonatos, e têm de se agarrar na história e nos adeptos. Acho que o Marítimo não merece cair e é nisso que o jogador tem de pensar, porque queira ou não queira, vai ficar manchado na carreira de cada jogador. Eles têm de dar tudo (…) os adeptos têm de apoiar e a família dos jogadores, principalmente, têm de dar o apoio, mas eu acho que principalmente os adeptos tem de mostrar para a equipa que estão juntos e os jogadores têm de encarar isso como o jogo da carreira deles. Ronaldo Marczinski
HISTÓRICO MARÍTIMO ESTRELA DA AMADORA
Vitórias 16 6
Golos 43 32
Maior triunfo 2-0 (90/91) 3-0 (89/90)

No campo estatístico, Estrela da Amadora e Marítimo defrontaram-se por 40 ocasiões, com vantagem da equipa madeirense, que soma 16 vitórias, contra seis triunfos da equipa da Reboleira, mas está tudo empatado nos duelos entre as duas equipas no Estádio José Gomes: em 21 jogos, cada equipa soma cinco vitórias. Registaram-se, ainda, 11 empates.

O último jogo realizado entre as duas equipas foi em Fevereiro de 2009: na Madeira, o Marítimo venceu por 1-0. Na Reboleira, o último jogo entre as duas equipas foi em Setembro de 2008 - e terminou empatado sem golos. Nos nove últimos jogos realizados entre as duas equipas, o Estrela da Amadora só ganhou um: 1-0 em casa, em 2006-07.

Patrice Evra assiste ao Estrela da Amadora - Marítimo

O antigo internacional francês Patrice Evra, que foi companheiro de Cristiano Ronaldo no Manchester United, onde alinhou durante nove temporadas, vai assistir ao vivo ao Estrela da Amadora-Marítimo, jogo da primeira mão do play-off de manutenção ou promoção I/II Ligas, que se realiza neste sábado no Estádio José Gomes, na Amadora.

Em perspectiva estará a presença, nas bancadas, de aproximadamente 600 adeptos do Marítimo - isto além da badalada aparição de Patrice Evra, accionista da SAD do Estrela. A contribuir para a enchente está o facto de o clube ter lançado um preço unitário de 1 euro na sua bilheteira com fins solidários.

A formação lisboeta garantiu que o Marítimo terá direito a 600 bilhetes, todos pelo custo de um euro, tal como os ingressos para os sócios e adeptos do Estrela. A receita de bilheteira reverte para Maria Mendes, de 13 anos, que era praticante de ginástica e ficou tetraplégica num acidente de treino.

Casa cheia no Estádio José Gomes

O jogo da primeira mão do play-off da I Liga entre Estrela da Amadora e Marítimo terá honras de ‘casa cheia’ no Estádio José Gomes.

Ora, na antevisão à partida, o treinador do Marítimo descreveu o adversário como "uma equipa muitíssimo bem organizada, que perdeu apenas três vezes no seu campeonato, demonstrando o excelente trabalho que o Sérgio [Vieira] fez ao longo de toda a época".

Não sei [quem está mais pressionado]. Falando por nós é uma pressão constante que está presente mesmo antes de eu chegar, porque nunca saímos dos últimos lugares. Não há nenhuma novidade. José Gomes
José Gomes espera dinâmica da sua equipa

"A pressão não é nenhuma novidade" para o Marítimo

O treinador do Marítimo disse hoje que a pressão do play-off de manutenção da I Liga de futebol diante do Estrela de Amadora, da II Liga, "não é nenhuma novidade" para a equipa.

Nos dois play-off disputados anteriormente, as equipas do segundo escalão, nomeadamente Arouca e Desportivo de Chaves, venceram os primodivisionários Rio Ave e Moreirense, respectivamente. Daí que Sérgio Vieira aponte o play-off como meta histórica.

"Não são só os dois jogos mais importantes da temporada, são dois dos jogos mais importantes da história do Estrela por tudo o que está a fazer a nível estrutural, pelos alicerces que está a construir também a nível desportivo, financeiro, social... a todos os níveis, são dois jogos muito importantes", disse o técnico do Estrela da Amadora.

'Fan Zone' verde-rubra junto ao Estádio José Gomes e nos Barreiros

Jogo com o Estrela da Amadora, da primeira mão do play-off da I Liga, é este sábado, a partir das 20 horas

Antes de concluirmos esta antevisão, e como começámos por abordar um dado curioso, por que não voltar ao mesmo registo? Pois bem. Nos equipamentos de ambos os emblemas predominam, curiosamente, os mesmos tons, mas há algo que salta à vista: a publicidade.

Sabia que a 'marca' Coral está presente nos equipamentos de Marítimo e Estrela da Amadora? Pois bem. Contactámos o administrador da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) para que nos explicasse.

Temos um símbolo na manga da camisa do Estrela da Amadora. A ECM está a apostar no mercado continental de Norte a Sul e, com isso, já estamos a vendar em todos os grandes supermercados do continente - já temos à volta de 3.500 clientes, aliás, o número de clientes que temos na Madeira, só que na Madeira são todos e no continente é uma expressão muito pequena - e vamos desenvolvendo o nosso crescimento. Neste mês de Maio batemos um recorde de vendas no continente, portanto, vamos avançando com cautela. Miguel de Sousa

O administrador da ECM, nacionalista de gema, esclarece, no entanto, que o patrocínio não se faz directamente através dos Socorridos. "Um os nossos distribuidores, em Lisboa, 'ganhou' os bares do estádio do Estrela e no acordo que fez para os bares do Estrela conseguiu - e bem - colocar a marca Coral na manga das camisolas para promover junto dos seus adeptos. Não se pode dizer que sou patrocinador", sublinha o gestor.

Para nós irmos vender Coral no continente, de Norte a Sul, vamos ter de fazer promoção e publicidade como se faz aqui na Madeira. Mas tudo o que se vai fazer lá não é contra o que se faz na Madeira. É a favor do mercado continental. Se fosse em Inglaterra eu ia patrocinar o Manchester United ou o Manchester City, ou os dois.  Miguel de Sousa

Miguel de Sousa que admitiu ao DIÁRIO e à TSF-Madeira estar a receber contactos de "uma equipa forte de I Divisão, a insistir" para que a Coral se torne patrocinadora principal. "Isso vai ser o futuro. A partir do momento que as nossas marcas comecem a aparecer pelo continente e por tudo o que é supermercado e por muitos bares e restaurantes é natural que nos procurem para acordos comerciais e de promoção. Felizmente que isso está a acontecer".

O desejo de Miguel de Sousa para o play-off
Nós já perdemos o rali, nós já perdemos o open de golfe, já perdemos as equipas de futebol nas competições europeias, não tirem os clubes da I Liga portuguesa. Ao menos isso! Pouco resta. É muito importante que os clubes da Madeira, o Marítimo e o Nacional, joguem na I Liga, os dois. Neste caso, só pode ser o Marítimo. Vamos todos fazer força para que o Marítimo fique. Miguel de Sousa

A partida conta com relato na TSF-Madeira, à boleia da GoloFM, e será igualmente transmitida na Sport TV.

O que marca a agenda deste sábado

No desporto, Marítimo e FC Porto defrontam-se em Santo António (18 horas) em jogo a contar para o Campeonato Nacional da I Divisão de andebol masculino. Em caso de vitória, os dragões sagram-se campeões da modalidade. Já no asfalto, volta a arrancar o Rali da Ribeira Brava, prova com 'reinício' marcado para as 11h10.

Quanto ao entretenimento há motivos para sair de casa. Logo pelas 11 horas, no Parque de Santa Catarina, o Festival Panda promete encher de alegria miúdos e graúdos (as portas abrem pelas 9h30). O evento com cunho DIÁRIO realiza-se ao mesmo tempo que o musical 'Madagáscar, Uma Aventura Musical', desta feita nos Prazeres.

Na onda dos eventos, nota de relevo para o concerto dos DZRT, de novo no Parque de Santa Catarina. As portas abrem às 20h30 e está programada a actuação de Tiago Sena Silva (21h30), antes da pausa para assistir ao espectáculo de fogo-de-artifício protagonizado pelo Festival do Atlântico (22h30). 

Edmundo Vieira, Paulo Vintém e Vítor Fonseca (Cifrão) sobem ao palco pelas 23 horas.

Na Costa Oeste vai estar Humberto Vasconcelos, que marca presença na sessão de abertura do Concurso Internacional de Sidras Naturais. Será no Hotel Saccharum, na Calheta, pelas 10 horas.

Mas há mais: das 15h00 às 20h00 há Noites de Baco nas Adegas da Blandy’s Wine Lodge; pelas 16h30 dá-se o desembarque e cortejo do Mercado Quinhentista, em Machico; e às 19h30 haverá concerto da Orquestra de Sopros do Conservatório, nas grutas de São Vicente.

Noites de Baco regressam este fim-de-semana

Adegas da Blandy’s Wine Lodge voltam a acolher este sábado o evento em que o vinho é o rei

Outras iniciativas

10h00 - Aniversário da Biblioteca Itinerante de Câmara de Lobos. Sopram-se as velas na Praça da Autonomia.

10h30 - CDU realiza iniciativa política em protesto contra o aumento do custo de vida. Edgar Silva, fará uma declaração política junto à porta principal do Mercado dos Lavradores.

11h00 - Entrega de prémios do concurso 'Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas' com Ireneu Barreto e Jorge Carvalho no Palácio de São Lourenço.

11h00 - Inauguração do Caminho da Terra-Chã (Curral das Freiras) com a presença de Miguel Albuquerque.

Curral das Freiras ganha novo caminho por 670 mil euros

É inaugurado neste sábado, 3 de Junho um novo caminho agrícola no Curral das Freiras, no caso no sítio da Terra-Chã, obra que custou 670 mil euros. A inauguração será 'à moda antiga', com presença dos presidentes do Governo e das Câmara, bem como restantes comitivas e jornalistas, além, claro, da população que, segundo consta, promete "fazer uma grande festa".

11h30 - 51.º Encontro Nacional de ex-Militares com missa Solene na Igreja Matriz do Porto Santo. Inclui ainda passeio turístico e jantar no Restaurante Estrela do Norte.

18h00 - Liga Portuguesa contra o Cancro promove debate 'Os perigos do sol: como prevenir?' na Fnac Madeira.

O que já aconteceu no dia 3 de Junho?

Hoje é sábado, dia 3 de Junho, Dia Mundial da Bicicleta. Faltam 211 dias para o final de 2023. Este dia é dedicado a Santo Ovídio e a Santo Isaac de Córdova, mártir. Nos céus, a Lua encaminha-se para a fase plena. Lua cheia.

Nesta data, em 1621, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais recebia autorização para operar na Nova Holanda, atual Nova Iorque.

Em 1917, era proclamada a independência da Albânia, sob protecção italiana.

Em 1935, o paquete francês Normandie batia o recorde de velocidade, na viagem inaugural, atravessando o Atlântico em quatro dias e 11 horas.

Em 1946, morria o político soviético Mikail Kalinine, um dos líderes da revolução de 1917.

Em 1963, morria o Papa João XXIII.

Em 1976, realizava-se, em Lisboa, a primeira sessão efetiva da Assembleia da República.

Em 1979, morria o automobilista e comentador desportivo Joaquim Filipe Nogueira.

Em 1985, morria o dirigente histórico do PS Joaquim Catanho de Meneses. Na mesma data, em Londres, era divulgada a declaração de 411 parlamentares britânicos, defendendo a participação dos representantes timorenses nas negociações com a Indonésia.

Em 1987, morria o virtuoso da guitarra clássica Andres Segóvia. Tinha 94 anos.

Em 1989, tropas chinesas envolviam-se no primeiro confronto direto com os estudantes do movimento pró-democracia, na Praça Tiananmen, em Pequim.

Em 1990, morria o pianista e compositor de jazz norte-americano Walter Davis Jr. Tinha 57 anos.

Em 1991, o cirurgião Manuel Abecassis procedia, no Instituto de Oncologia, em Lisboa, ao auto transplante de medula congelada numa criança de dez anos.

Em 1992, começava a Cimeira da Terra, Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, Brasil.

Em 1994, os governos português e francês assinavam, em Lisboa, o protocolo que permitia desbloquear o Museu Vieira da Silva, com a vinda para Portugal das obras doadas pela pintora.

Em 1995, João Paulo II deslocava-se a Bruxelas para presidir à cerimónia de beatificação do padre Damião, missionário do século XIX.

Em 1996, a escritora Teolinda Gersão ganhava o Grande Prémio de Romance e Novela APE, pelo livro "A Casa da Cabeça de Cavalo".

Em 1998, um acidente ferroviário na Alemanha provocava 120 mortos e mais de 300 feridos.

Em 2001, morria, com 48 anos, o editor Manuel Hermínio Monteiro, dirigente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, fundador da Assírio e Alvim.

Em 2003, a escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen era distinguida com o Prémio Rainha Sofia de Poesia; o presidente da Internacional Socialista e antigo primeiro-ministro português António Guterres era condecorado em Madrid com o Colar da Ordem Isabel a Católica.

Em 2004, o Ministério da Educação anunciava o fecho de 803 escolas do primeiro ciclo, no ano letivo de 2004-05. Nos EUA, demitia-se o diretor da CIA Charles Tenet.

Em 2005, o cineasta português Manoel de Oliveira era condecorado com a Legião de Honra de França.

Em 2006, o Montenegro proclamava a independência, concluindo o processo de desmembramento da antiga Jugoslávia.

Em 2008, o português José Mourinho era apresentado como novo treinador da equipa italiana de futebol do Inter de Milão.

Em 2009, o Ministério da Saúde chegava a acordo com os sindicatos da classe para criar uma "carreira única" para todas as unidades do universo do Sistema Nacional de Saúde; realizava-se a primeira greve na história do Banco Central Europeu contra os cortes nas pensões e os aumentos da idade de reforma e das contribuições para a segurança social, enquanto Cuba era readmitida na Organização dos Estados Americanos (OEA), terminando a suspensão imposta em 1962.

Em 2010 morria, aos 66 anos, o escritor e jornalista João Aguiar, autor de "A Voz dos Deuses" e de "O Priorado do Cifrão".

Em 2011, morria, com 83 anos, Jack Kevorkian, o "Dr. Morte". Defensor da eutanásia, ajudou 130 pessoas a pôr termo à vida e esteve preso durante oito anos em consequência disso.

Em 2016, morria, com 88 anos, Nzita Tiago, presidente e cofundador da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda - Forças Armadas de Cabinda.

Em 2018, morria, aos 87 anos, Frank Carlucci, antigo embaixador dos Estados Unidos em Portugal (1975-1978) e ex-secretário da Defesa.

Em 2020, eram retomadas, em Portugal, as últimas 10 jornadas da I Liga de futebol, disputadas sem público (até 26/07), 87 dias depois de ter sido suspensa devido à covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, considerava que os custos económicos e sociais provocados pela covid-19 "são absolutamente brutais", e que todos os indicadores apontavam para uma queda "recorde" do Produto Interno Bruto (PIB) e uma subida "exponencial" do desemprego.

Em 2021, o Governo britânico anunciava que Portugal ia sair da "lista verde" de viagens internacionais devido à descoberta de novas variantes e ao aumento do número de infeções nas últimas semanas. 

Em 2022, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dizia, num vídeo de 36 segundos publicado na rede social Instagram, a propósito dos 100 dias do conflito, aos ucranianos, "A vitória será nossa". O porta-voz do Kremlin (Presidência), Dmitri Peskov, afirmava que a Rússia cumpria alguns dos seus objetivos após 100 dias de ofensiva na Ucrânia, com a libertação de "muitas localidades" e que "Este trabalho continuará até que todos os objetivos da operação militar especial sejam alcançados.