Madeira

Nova torre no Aeroporto da Madeira será construída após instalação dos radares

"Só com equipamento meteorológico estamos a gastar quase tanto como uma nova torre para a Madeira", assume o 'board manager' da NAV

Foto Arquivo DN-Madeira
Foto Arquivo DN-Madeira

Também o Aeroporto do Porto Santo se prepara para ter um novo equipamento de auxílio às aproximações ao Porto Santo, uma vez que o actual atingiu o seu limite de vida.

O 'board manager' da NAV, que até recentemente pronunciou-se sobre a instalação dos novos radares no Aeroporto da Madeira em audição parlamentar na Assembleia Legislativa, assegurou que o tema sobre os novos equipamentos "está ultrapassado" e agora é equacionada a construção de uma nova torre, em Santa Cruz.

Pedro Ângelo estava a ser questionado sobre o valor dos radares, no valor de 2,8 milhões de euros, para lembrar o elevado investimento que a NAV está a despender na Madeira.

Nova torre terá custo de 4 milhões de euros
O contrato foi assinado por 2,8 milhões de euros. Um investimento bastante significativo. Nós neste momento estamos também a equacionar a construção de uma nova torre para o Funchal e o nível de investimento estimado para a construção da nova torre é à volta de 4 milhões de euros. Portanto, só com equipamento meteorológico estamos a gastar quase tanto como uma nova torre para a Madeira. Pedro Ângelo

Seria uma "tragédia" rever limites de vento na Madeira com base em "decisão política"

Foi a resposta do ministro das Infra-estruturas ao pedido que Miguel Albuquerque acabou por fazer, olhos nos olhos, durante a apresentação do novo terminal do Aeroporto do Porto Santo

Também o Aeroporto do Porto Santo se prepara para ter um novo equipamento de auxílio às aproximações ao Porto Santo, uma vez que o actual atingiu o seu limite de vida, algo que está previsto no plano de investimentos da NAV e será substituído no próximo ano.

“Está previsto ser adquirido em 2024 e depois é o prazo de execução normal, à volta de 18 meses. Não é para melhorar no sentido em que vamos criar mais capacidade, é simplesmente o fim de vida do equipamento que está instalado e a renovação do mesmo”, adiantou Pedro Ângelo.