Madeira

Aposentados da Câmara do Funchal ganham menos 42% do que a média regional

Conheça os pontos fortes da agenda desta segunda-feira, 26 de Junho

Foto Facebook CMF
Foto Facebook CMF

No primeiro semestre deste ano, 23 funcionários da Câmara Municipal do Funchal passaram à condição de aposentados. A autarquia vai prestar-lhes homenagem numa cerimónia a decorrer, esta tarde, pelas 18h00, no salão nobre municipal, com a presença do presidente Pedro Calado.

De acordo com dados publicados pela Caixa Geral de Aposentações, os funcionários da CMF que se aposentaram nesta primeira metade de 2023 passaram a ter direito a uma pensão média de 863 euros, o que representa menos 42 por cento do que a pensão média (1.495 euros) atribuída à globalidade dos trabalhadores públicos da Madeira (inclui Governo Regional, empresas públicas regionais, Universidade da Madeira e todas as autarquias) que deixaram o serviço activo no mesmo período. Esta diferença justifica-se com o facto de a amplitude salarial ser maior nos serviços do Governo Regional, onde estão integradas carreiras mais bem remuneradas do que a média, como os médicos e professores. Para que se tenha uma ideia, a pensão mais alta garantida por um ex-funcionário da CMF neste primeiro semestre foi de 2.629 euros, sendo que o beneficiário é um engenheiro electrotécnico. Já nos serviços do Governo Regional, houve 40 aposentados cuja pensão ultrapassou aquele valor, sendo que a mais elevada é de 7.259 euros e foi atribuída a um médico.

Ainda assim, os 863 euros da pensão média dos 23 funcionários da CMF que requereram a aposentação entre Janeiro e Junho de 2023 estão claramente acima do que é habitual na autarquia funchalense. Isto porque corresponde a 660 euros o valor da pensão média paga aos 828 trabalhadores municipais que deixaram os quadros da autarquia por via da aposentação nos últimos 27 anos.

OUTROS ASSUNTOS NA AGENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA

09h00 - Jornadas Parlamentares do PS: “Ao Lado dos Portugueses: Um crescimento Justo e Solidário”, com visita à Associação Presença Feminina, Complexo Habitacional de Santo Amaro; à EMACOM - Telecomunicações da Madeira, Unipessoal, Lda. – Projecto dos Cabos Submarinos (10h15); obras do novo Hospital Central e Universitário da Madeira (11h45); pelas 16h30, na Universidade da Madeira, debate sobre o tema “Desenvolvimento Regional: Economia, Turismo, Cultura, apoios aos mais jovens e aos mais idosos”, com intervenções de Eurico Brilhante Dias, Pedro Cegonho, Luísa Paolinelli e Luís Pinto Machado; e pelas 20h30 jantar com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, no Hotel Pestana Casino Park.

11h00    - Iniciativa do JPP na Assembleia da Madeira, tendo como porta-voz Élvio Sousa

12h00    - A secretária regional Susana Prada visita a equipa de sapadores florestais do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, na Corujeira, Monte.

16h30    - O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita a Escola Básica do 1.º Ciclo da Cruz de Carvalho.

16h30    - O secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, e o presidente da Câmara da Calheta, Carlos Teles, assinam o contrato-programa para a comparticipação das obras de reabilitação da Escola do Amparo, na freguesia da Ponta do Pargo.

PRINCIPAIS EFEMÉRIDES DESTE DIA 26 DE JUNHO

1549 - Independência da Holanda.

1662 - "Golpe" na Corte portuguesa põe termo à regência de D. Luísa de Gusmão, viúva de D. João IV. O trono é entregue a Afonso VI.

1812 - O Parlamento da Polónia proclama a independência do país. Napoleão Bonaparte recusa a decisão.

1906 - Primeira edição do Grande Prémio do ACF - Automóvel Clube de França (primeira entidade do género), no circuito de Sarthe. Estas corridas dão origem às que mais tarde se virão a conhecer como Grandes Prémios de Fórmula 1.

1908 - Nasce Salvador Allende, que viria a ser Presidente do Chile. É assassinado em 1973.

1917 - Grande Guerra 1914-1918. As primeiras forças aliadas norte-americanas desembarcam em Saint Nazaire, França.

1927 - Bispo de Leiria preside, pela primeira vez, a uma cerimónia oficial na Cova da Iria, em Fátima.

1935 - Adolf Hitler obriga ao aborto e à esterilização as mulheres que possam transmitir o que os nazis consideram "males hereditários".

1945 - A Carta das Nações Unidas é assinada em São Francisco, EUA, por representantes de 50 países. Será ratificada a 24 de outubro.

1948 - Começa a ponte aérea para Berlim Ocidental, em resposta ao bloqueio da cidade pelas forças da URSS.

1960 - Madagáscar proclama a independência, adotando o nome de República Malgaxe.

1963 - Guerra Fria. John F. Kennedy, Presidente dos EUA, visita Berlim e proclama, junto ao Muro, "Ich bin Berliner".

1970 - Motins em Londonderry, na Irlanda do Norte, com a confirmação da prisão da ativista Bernardette Devlin.

2000 - É divulgada a primeira sequência do genoma humano, descodificada a 97%.

- O Vaticano publica o terceiro segredo de Fátima.

2003 - Os Quinze aprovam a reforma da Política Agrícola Comum, com voto contra de Portugal, que contesta a quota de leite atribuída aos Açores.

2004 - Partidos portugueses na oposição reclamam eleições legislativas antecipadas, no caso do primeiro-ministro Durão Barroso aceitar candidatar-se à presidência da Comissão Europeia.

2005 - Avioneta em descolagem do Aeródromo Paramos, Espinho, colide com automóvel que circulava na estrada de acesso.

2008 - Uma onda do mar galga a praia junto à Lagoa dos Salgados, em Albufeira, e rompe uma das mais importantes zonas húmidas do Barlavento algarvio utilizada para a nidificação de aves.

2009 - A Cidade Velha, nome por que é conhecida a Ribeira Grande de Santiago, a 12 quilómetros a oeste da Cidade da Praia, em Cabo Verde, é elevada a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

2013 - O Ministério Público instaura um processo no Tribunal Administrativo de Lisboa contra a Universidade Lusófona, em causa está a licenciatura do ex-ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas.

- Morre, aos 83 anos, o fotógrafo americano Bert Stern, famoso por ter feito as últimas fotos da atriz Marilyn Monroe.

2015 - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decreta que o casamento homossexual é um direito em todos os estados do país, numa decisão considerada histórica.

- Um atentado terrorista na praia e piscinas do hotel Riu Imperial Marhaba, em Kantaoui, perto da estância balnear de Sousse, na costa sul da Tunísia, faz 37 mortos.

2016 - O Partido Popular, de Mariano Rajoy, vence as eleições legislativas, com 137 deputados, mais 14 que nas eleições dezembro, mas longe dos 176 mandatos que dão a maioria absoluta no congresso espanhol.

- O canoísta Fernando Pimenta sagra-se campeão da Europa em K1 5000 e junta o título ao ouro conquistado em K1 1000 em Moscovo, Rússia.

2017 - O partido Conservador do Reino Unido alcança um acordo com o partido Democrata Unionista para garantir o apoio dos 10 deputados da formação norte-irlandesa no parlamento.

2018 - O Supremo Tribunal norte-americano valida o decreto anti-imigração de Donald Trump que proíbe a entrada de nacionais de seis países (Iémen, Síria, Líbia, Irão, Somália e Coreia do Norte)

2020 - O juiz de instrução Carlos Alexandre decide levar a julgamento os 23 arguidos do processo sobre o furto das armas de Tancos, entre os quais Azeredo Lopes, ex-ministro da defesa.

2021 - O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anuncia a sua demissão depois da divulgação de fotografias que revelaram o seu incumprimento de regras de distância física durante a pandemia. É substituído pelo ex-ministro britânico das Finanças e Interior Sajid Javid.

2022 - No primeiro dia da cimeira do G7 reunidos em Elmau no sul da Alemanha, o Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá e Japão anunciam que vão proibir as importações de ouro russo, recentemente extraído na Rússia e não ao ouro adquirido antes de o embargo ter sido posto em prática, em novas sanções impostas em resposta à invasão da Ucrânia.

Este é o centésimo septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam 188 dias para o termo de 2023. É o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas e Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura.

A Organização das Nações Unidas não foi constituída para nos conceder o céu, mas para nos livrar do inferno. Winston Churchill (1874-1965), estadista britânico.