Mundo

Lula da Silva diz que quanto mais educada for a população mais a economia crescerá

None

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, insistiu que os recursos públicos destinados à saúde e à educação não devem ser considerados gastos, porque uma população mais educada faria a economia crescer mais.

"Quanto mais saudável e educada for a população, mais a economia crescerá", afirmou Lula da Silva.

O Presidente brasileiro discursou nesta sexta-feira na inauguração do novo prédio da Universidade Federal do ABC, instituição localizada nos bairros populares onde ele próprio masceu para a política nos sindicatos.

Segundo o Presidente brasileiro, "não há país que se tenha desenvolvido sem investir na educação e na saúde" da população, apesar de, no Brasil, a elite sempre ter considerado que o dinheiro destinado a essas áreas é uma despesa.

Lula da Silva aproveitou o ato para criticar mais uma vez a política de juros altos do Banco Central, instituição que tem independência para as suas decisões e mantém os juros referenciais a 13,7% ao ano.

"Gastar não é educação e saúde. Gastar é pagar juros de 13,7% ao sistema financeiro", enfatizou.

O Presidente brasileiro lembrou que esta universidade foi criada no primeiro dos dois mandatos consecutivos que cumpriu entre 2003 e 2010 e considerou-a uma "dívida histórica" para com os trabalhadores.

"Esta é a região mais industrializada do Brasil, com uma grande classe trabalhadora, e não tinha universidade" devido ao "desinteresse da elite", disse Lula da Silva, que se declarou estar orgulhoso por que naquela instituição se formaram nos últimos anos muitos dos filhos de seus "parceiros militantes" nos sindicatos.