Madeira

Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para perigos do sol em debate na Fnac Madeira

Iniciativa, de entrada livre, acontece amanhã, dia 3 de junho, a partir das 18 horas

None
Foto Shutterstock

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através da Unidade de Educação para a Saúde, promove, amanhã, dia 3 de Junho, a partir das 18 horas, na Fnac Madeira, o debate 'Os perigos do sol: como prevenir?', no âmbito da Campanha de Prevenção do Cancro da Pele. 

Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro a incidência do cancro de pele tem aumentado de forma significativa ao longo das últimas décadas, sendo a radiação solar, responsável pela maioria dos casos.  

Assim, o principal objectivo desta iniciativa, que terá entrada livre, é "sensibilizar a população, em especial as famílias e as crianças, para a adoção de comportamentos mais saudáveis durante a exposição solar, reunindo a perspectiva de vários profissionais de saúde acerca da temática", refere a Liga em comunicado de Imprensa.

"Evitar a exposição solar entre as 11h30 e as 16h30, procurar sombras, usar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e guarda-sol, bem como aplicar protetor solar com FPS 30, no mínimo, são algumas das recomendações para prevenir a patologia", recorda a mesma nota, enfatizando que "as crianças devem ser especialmente protegidas e que durante o verão a radiação UV é mais elevada". 

Ainda que a luz solar seja "essencial para o funcionamento do nosso organismo", importa ter em atenção que "a exposição excessiva aos raios solares, nomeadamente à radiação ultravioleta, tem efeitos nocivos na nossa pele, incluindo o desenvolvimento de cancro da pele, e acontece principalmente em praias e piscinas, durante o Verão".