Madeira

Projecto sensibiliza alunos sobre os perigos e a segurança infantil na Escola da Lombada - Ponta do Sol

None

Na passada terça-feira, a Escola da Lombada - Ponta do Sol recebeu uma visita especial do agente principal Agostinho Campanário, membro da Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Ponta do Sol, como parte do projecto 'EU FAÇO COMO DIZ O FALCO'. O objectivo principal foi sensibilizar os alunos para os perigos associados à interacção com estranhos e à aceitação de presentes de desconhecidos, além de fornecer orientações sobre como agir nessas situações.

Durante a visita, o agente Campanário realizou uma apresentação envolvente, destacando os cuidados essenciais que as crianças devem ter quando confrontadas com desconhecidos em diferentes situações do quotidiano. Recorrendo a vídeos educativos, como 'A pulseira das Conchas' e 'Um presente doce', o agente transmitiu mensagens importantes de segurança de forma lúdica e acessível aos alunos.

'A pulseira das Conchas' alertou as crianças para os riscos associados à aceitação de presentes de estranhos, incentivando-as a procurar ajuda de um adulto de confiança. Já 'Um presente doce' realçou a importância de desconfiar de ofertas tentadoras e de pessoas desconhecidas que possam tentar atraí-las com doces ou recompensas.

Durante a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de interagir e colocar questões ao agente Campanário, esclarecendo dúvidas e partilhando as suas próprias experiências. A abordagem sensível e cautelosa do agente contribuiu para que os alunos se sentissem à vontade para participar e aprender sobre os cuidados a serem tomados em situações potencialmente perigosas.

A direção da escola expressou o seu agradecimento pela visita do agente Campanário e enfatizou a importância de sensibilizar os alunos para a segurança infantil. Salientou que o projecto 'EU FAÇO COMO DIZ O FALCO' desempenha um papel crucial ao fornecer conhecimentos e competências que ajudam as crianças a tomar decisões seguras e a protegerem-se em várias circunstâncias.

Esta iniciativa reforça a importância da parceria entre a comunidade escolar e as autoridades de segurança, trabalhando em conjunto para garantir a proteção e o bem-estar das crianças. Com a sensibilização adquirida durante esta experiência, os alunos estão mais bem preparados para enfrentar situações desafiadoras e tomar decisões informadas para garantir a sua própria segurança.

O projecto 'EU FAÇO COMO DIZ O FALCO' continua a despertar a atenção e a destacar a importância dos temas relacionados com a segurança infantil, reforçando a ideia de que a prevenção desempenha um papel fundamental. A Esquadra da PSP de Segurança Pública da Ponta do Sol e a Escola da Lombada estão empenhadas em continuar a sensibilização e a fornecer recursos para garantir um ambiente seguro e protegido para todas as crianças.