Desporto

Francisco Abreu e José Carlos Pires dominam circuito de Jarama

Jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade e Iberian Supercars resultou em duas vitórias

Foto DR/Speedy Motorsport
Foto DR/Speedy Motorsport

O piloto madeirense Francisco Abreu e o seu colega de equipa José Carlos Pires estrearam-se hoje a vencer no Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) e Iberian Supercars (IS). "A dupla da Speedy Motorsport venceu as duas corridas da segunda jornada das duas competições", disputadas no "circuito espanhol de Jarama", em Madrid, refere uma nota da equipa. "Vitórias saborosas debaixo de forte calor e com um asfalto quente e escorregadio", acrescenta.

"Para a primeira corrida, José Carlos Pires saiu do terceiro lugar da grelha de partida e o arranque não foi favorável, pois perdeu uma posição. Porém, o piloto nortenho encetou, de imediato, a recuperação, bem-sucedida, até posições de pódio. Com um andamento seguro, evitando problemas e dois 'safety car' pelo caminho, José Carlos Pires entregou o BMW M4 GT4 a Francisco Abreu pronto para o assalto à vitória", realça.

A partir daí, com o piloto madeirense ao volante, "o BMW M4 GT4 encontrou o caminho até à primeira posição. Francisco Abreu impôs um andamento forte, porém, capaz de poupar pneus e mecânica para os últimos minutos de prova. Pelo caminho, uma ultrapassagem de antologia ofereceu o primeiro lugar à dupla da Speedy Motorsport", conta.

Na nota, refere ainda que "o ataque final dos adversários não evitou a primeira vitória da temporada para Francisco Abreu e José Carlos Pires, até porque a entrada tardia do 'safety car' em pista (pela terceira vez) acabou com a prova. Estava concretizada a primeira vitória da dupla de pilotos do BMW M4 GT4 da última geração com as cores da CANON, KAIZEN INSTITUTE, BRISA, GTS, STORYTELLERS, ARANGO, SONNIC, MADEIRA MOTORES, DUNE E CLUB SPORT MARÍTIMO", os seus patrocinadores.

Refira-se ainda que "Francisco Abreu saiu da 'pole position' para a segunda corrida, disputada debaixo de calor extremo (30 graus na pista). O Campeão de Portugal de Velocidade e Ibérico de GT conseguiu destacar-se na largada e manteve um andamento suficiente para manter os adversários atrás sem correr riscos. Uma primeira parte de corrida irrepreensível que culminou com a paragem nas boxes para entregar o BMW M4 GT4 a José Carlos Pires", acrescenta.

Contudo, "o longo handicap que Pires teve de cumprir nas boxes atirou a equipa da Speedy Motorsport para fora do pódio", mas o trabalho da equipa "esteve excelente em termos estratégicos e, contas feitas a todas as paragens, José Carlos Pires encontrou-se no terceiro lugar. O assalto à vitória concretizou-se com a ultrapassagem ao Mercedes de Nuno Pires. Com um ritmo forte, mas seguro, José Carlos Pires cruzou a linha de meta em primeiro, oferecendo a segunda vitória do fim de semana à equipa Speedy Motorsport".

Desta forma, Francisco Abreu e José Carlos Pires "conseguiram os objetivos a que se tinham proposto antes da jornada de Jarama", ou seja "vencer e recuperar pontos para os líderes do campeonato, tendo, pelo caminho, conquistado uma 'pole position' e a volta mais rápida na segunda corrida". E acrescenta: "Ambos os pilotos destacaram Teófilo Tuna (o conhecido Té) que não podendo estar presente devido a uma lesão, esteve à distância a auxiliar a Speedy Motorsport e Francisco Abreu e José Carlos Pires na conquista destas duas vitórias."

A próxima jornada das duas provas será disputada no Circuito de Vila Real nos dias 15 e 16 de Julho. Seguem-se mais uma prova no CPV, a 25 e 26 de Novembro no circuito do Estoril, e duas provas no Iberian Supercars a 21 e 22 de Outubro em Jerez e 25 e 26 de Novembro no Estoril.