None
Comunidades Madeira

Pedro Calado celebra Dia de Portugal em Jersey

Presidente da autarquia funchalense visita empresas e participa em festa popular

None

Pedro Calado foi ontem recebido no salão nobre da capital da ilha de Jersey com o qual o município funchalense mantém desde 2008 um acordo de geminação, devidamente assinada em 2012. Uma cidade que tem acolhido milhares de madeirenses ao longo dos anos, sobretudo depois da Revolução, em áreas diversas como a agricultura, turismo e comercial e que actualmente representam cerca de 10% da população local.

None

Na cerimónia protocolar presidida pelo presidente de Saint Helier, Simon Crowcroft, bem como outras individualidades do governo autónomo da ilha de Jersey e representantes da coroa inglesa, foram reforçados os laços de amizade e de parceria que unem as duas capitais das duas regiões. 

None

Pedro Calado, que garante dar continuidade ao projecto de visita ao mundo com comunidades madeirenses, ofereceu bordado Madeira os representantes da comunidade e entidades oficiais de Jersey e obteve em troca um conjunto de 5 copos referentes a outras tantas cidades com que St. Helier é geminada.

None

Simon Crowcroft lidera a Câmara de Saint Helier há quase 22 anos. Um recordista sem vereadores admirado por muitos dos oito mil madeirenses que se estimam viver em Jersey e que fez questão de recorrer à língua de Camões para partilhar ideias para o futuro das duas cidades geminadas.

None

“Seria bom se pudéssemos colocar as nossas escolas locais em contacto umas com as outras, de modo a que possam desenvolver vínculos desportivos, já que as nossas duas ilhas são excelentes no futebol, e darmos também oportunidade de intercâmbios para os grupos de música e de teatro”, perspectivou o autarca da capital de Jersey, solidário com uma das cidades ucranianas fustigadas pela guerra, por sinal, também geminada com Saint Helier.

None

Tal como já o havia feito Pedro Calado sobre “uma pessoa importante”, Simon Crowcroft enalteceu o papel empenhado de João Carlos Nunes, Conselheiro das Comunidades Madeirenses e Presidente do Comité de Geminação Funchal-Saint Helier, na organização de festivais que mantêm vivas as tradições insulares e matam saudades de Portugal.

None

Os madeirenses que trabalham na esquadra policial de Jersey mostraram ontem a Pedro Calado como é que num edifício pensado de raiz para zelar pela segurança da população da ilha é possível trabalhar de forma integrada e eficaz, juntando vários domínios de actuação e unidades de intervenção no mesmo espaço.