Madeira

Cerimónia do 10.º aniversário da Estação de Radar N.º 4 adiada

Em causa está a ausência do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea

Estação de Radar N.º4 
Estação de Radar N.º4 , Foto Força Aérea Portuguesa 

Vento impossibilitou a chegada do Tenete-General Barros Ferreira ao Aeroporto Internacional da Madeira

A unidade da Força Aérea Portuguesa Estação de Radar N.º 4, localizada no Pico do Arieiro, na ilha da Madeira, assinala esta terça-feira, 9 de Maio, 10 anos da sua criação. A cerimónia oficial estava prevista acontecer pelas 11h45 de hoje, mas foi adiada devido à ausência do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

A chegada à Região do Tenente-General Barros Ferreira, o anfitrião da comemoração, foi condicionada devido ao vento que se faz sentir em Santa Cruz e que tem impossibilitado a aterragem de dezenas de aviões no Aeroporto Internacional da Madeira. 

Previstas estavam ainda as presenças do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro, Ireneu Cabral Barreto, e do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues. 

Segundo apurou o DIÁRIO, o voo em que seguia o Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, com a sua comitiva composta por cerca de 20 pessoas, foi divergido para o Porto Santo e acabou por regressar à origem (Lisboa). A cerimónia oficial deverá ser reagendada para breve. 

A Estação de Radar N.º 4, situada a 1.813 metros de altitude, integra o Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal e opera durante 24 horas por dia e durante todo o ano, permitindo ampliar o alcance essencial da defesa aérea nacional, a vigilância e o controlo do seu Espaço Estratégico de Interesse Nacional.

A unidade é descrita pela Força Aérea Portuguesa como sendo um "factor persuasor e determinante na afirmação de soberania, permite ainda aumentar substancialmente a eficácia e segurança no cumprimento de outras missões de interesse público, designadamente missões de alerta, busca e salvamento, fiscalização das actividades de pesca e da prática de actos ilícitos, e ao mesmo tempo a protecção do ambiente".