Artigos

“O helicóptero”!

O helicóptero é um objecto voador identificado (OVI) ... fazendo recordar os OVNI´s que são portanto, não identificados..., ou até os DRONES, que hoje estão muito na moda ... para transportar bombas, mas um dia poderão servir para transportar pessoas. O helicóptero tem a particularidade das suas pás do rotor, girarem horizontalmente em torno de um mastro, criando uma propulsão e uma sustentação, permitindo circular na atmosfera, com muita facilidade e grande mobilidade, conseguindo inclusive pairar no ar ... dispondo assim de grande operacionalidade para um vasto leque de acções.

Quando decidimos voar num helicóptero percorrendo o espaço aéreo do nosso quadrilátero territorial, aquilo que mais sobressaiu á nossa vista desarmada, foram as dezassete “zonas amarelas”, demarcadas, protegidas, identificadas como potenciais locais para a construção do novo aeroporto de Lisboa ... mesmo que situadas ao pé de Leiria ou de Coimbra. Também se identificam as áreas circundantes aos hipotéticos dezassete locais, zonas situadas acima, abaixo, á esquerda e á direita, áreas consideradas nobres, diria até “colunáveis” com a natural potencialidade de construção... por se encontrarem “side by side” com este gigantesco investimento aeroportuário, ... comercial, ... e quiçá habitacional. Mas, em tão pouco espaço de tempo, neste preciso momento, já são apenas sete os locais selecionados, ... por isso mesmo, também sobressai a espantosa rapidez destas decisões - apesar de já decorrerem há quase 50 anos - com uma hipótese muito provável de, quando acabar de escrever este artigo, já se saber com todos os pormenores, qual o local escolhido ... conquistador desse maravilhoso e tão desejado desígnio. Esperando também, que não seja decidido construir o novo aeroporto num lado qualquer e depois refazer uma nova cidade de Lisboa á volta dele! Vamos assim esperar para ver! Até pode acontecer ser D. Sebastião, “O Desejado”, ... finalmente retornado de Alcácer-Quibir, ... chegar ao telejornal para anunciar o novo local desse magnífico e “ansiado” aeroporto ... que tanto “sofrimento emocional” tem provocado aos “lusitanos de gema”! Deus queira!

Continuando a viajar, lá do cimo do nosso cockpit conseguimos descortinar o pinhal de Leiria, outrora um manto verde, agora uma mancha cinzenta, ... tendo ali por perto aquele mar azul, aliás, o lindíssimo oceano Atlântico, banhando todo o litoral português, de cor amarelada, pela cor das areias das suas lindas praias, sobressaindo negativamente por meio desse imenso areal, as múltiplas construções esbranquiçadas de “AL” construídas com pouca disciplina, por organização reconhecida mas não confirmada, de seu nome “Orgas-Mar”.

Continuando a viagem, pelo meio duma imensa verdura, que ainda permanece com essa coloração, destacam-se, descendo lentamente por entre os vales, os rios portugueses e os rios hispano-lusitanos, com uma cor azul celeste, aqui e além manchados por cores esbranquiçadas pela poluição indesejável e incontrolável de algum do nosso tecido industrial.

Voltando a percorrer o território a baixa altitude e chegados á grande capital já ao cair da noite, chama-nos á atenção a imensa circulação rodoviária e uma ainda maior imagem, com objectos luminosos, semelhantes a “pirilampos” circulantes pelas vias, com certeza correspondendo ás milhares de “trots” e “bicks” hoje distribuídas pelas grandes cidades... sem quaisquer regras de utilização e controle de velocidade. Parece que tudo faz parte da nova ordem natural do “assim vai o mundo” ... sem apelo nem agravo! Mais perto da “baixa” lisboeta, deparamo-nos com uma “nuvem” estranha, muito localizada, por cima da zona da A.R. , parecendo mais ao perto constituída por fumo preto, que julgamos corresponder aos trabalhos notívagos da C.P. de I. á T.P. da G. da TAP, mais conhecida pela TPI ... com uma tremenda dificuldade em chegar ás conclusões e assim poder mandar para o nosso céu, simbolizando com fumo branco as “boas” notícias para todos os portugueses. Não foi possível continuar este fantástico voo até ao sul do país e observar o nosso solo algarvio, com as suas praias amarelas e os campos de golfe esverdeados, espaços importantes e disponíveis, para serem disfrutados com pleno gáudio... pelos nossos visitantes e outros residentes.

Destaco assim a importância de poder ver as coisas com maior ou até total plenitude - beneficiando do “efeito-helicóptero” se for possível - com a capacidade real de poder resolver todos os nossos problemas, seja de que natureza forem, sem deixar ninguém para trás, agradando sempre “a gregos e a troianos” .

A democracia existe ... para salvaguardar o nosso futuro, para ser a nossa defesa, para ser a nossa educadora e para defender a nossa saúde. E na realidade actual, temos logo três ministérios fundamentais, “clinicamente” em estado de coma!

P.S. As palavras "Radical " e "Irreverente" são adequadas em nomes de Escolas de Condução, onde os seus Professores ensinam as técnicas da Condução e da Educação viárias?