Madeira

Nuno Batista defende contrato de ligação inter-ilhas por 10 anos

Procura por períodos de férias mais curtos "tem aumentado" e colocam a ilha no mapa

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Com a ilha praticamente a 'abarrotar' nesta Semana Santa - a grande maioria das unidades hoteleiras registam 100% de ocupação até este Domingo de Páscoa - o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo destacou ao DIÁRIO e TSF-Madeira o número superior a seis mil pessoas, sobretudo madeirenses, que se deslocaram até à Ilha Dourada para uma "pequena estadia".

A procura por períodos de férias mais curtos "tem aumentado" e colocam a ilha claramente no mapa, agora dos que também chegam fora do "mercado regional". Nuno Batista considera que esta "sempre foi a melhor forma" para conseguir "combater e diminuir a sazonalidade que o Porto Santo tem sofrido há vários anos".

Estamos a ter já ligações nacionais o que foi fundamental também para a questão do número de pessoas que estão no Porto Santo neste momento. Este ano as ligações irão se prolongar até mais tarde, o que para nós é um excelente sinal.  Nuno Batista

O trajecto assente na "estabilidade e sustentabilidade" do destino sentou Nuno Batista e Binter à mesma mesa, tendo o autarca expresso, nesse mesmo encontro, a ideia de estabelecer um contrato de ligação inter-ilhas “no mínimo” por “10 anos”, de forma a captar ainda mais turistas.

"A própria Binter mostrou interesse e nós defendemos desde sempre que a ligação regional deveria ter um contrato mais longo e que esse contrato tivesse, no mínimo, 10 anos de duração - que acho que deveria ser o aceitável", mencionou o edil.

A ideia seria “criar condições” para que a Binter, que faz as ligações entre a Madeira e Canárias, tornasse a linha do Porto Santo “mais atractiva”, enquanto do ponto de vista comercial a companhia teria mais flexibilidade, num prazo alargado, para promover e ligar a Ilha Dourada a “outras capitais”.

A Binter ajudou a desenvolver o turismo em Canárias, com a ligação inter-ilhas, e acho que seria um bom parceiro para continuarmos a trabalhar esse aspecto no futuro. Nuno Batista

A semana que fica também marcada pelo anúncio à RTP-Madeira de Bruno Martins, director-geral do Vila Baleira, sobre uma nova ligação com a Noruega, directamente de Oslo, a decorrer no Inverno "se tudo correr bem" para descolar "no dia 16 de Dezembro" e prolongando-se "até meados de Abril", ou seja, coincidindo precisamente com o período da Páscoa do próximo ano.

"Temos a noção que este mercado tem um poder de compra superior ao da Dinamarca. É um parceiro que eventualmente trará mais família e um perfil de turista mais jovem e procurará muito mais actividades fora do hotel, desde caminhadas, bicicletas, desporto, portanto, será um tipo de turista mais activo, é o que se espera. Sempre envolvendo um pouco o golfe, que é sempre um atractivo nos meses mais baixos", mencionou Bruno Martins.

Convidado a comentar, Nuno Batista prefere ser prudente na reacção. "A Noruega já há algum tempo que se vinha a falar, todos nós sabemos que em época baixa os mercados nórdicos têm uma importância fundamental face às condições que temos para oferecer, não só a questão do tempo, mas também outras questões que se valorizam muito, como a segurança, e acho que será uma realidade em breve, mas espero que não seja um pouco prematuro virmos falar da ligação", alertou.

Quem me conhece sabe que tento dizer as coisas no momento certo e esses anúncios, normalmente, acho que devem ser feitos pelo secretário do Turismo e quando ele se pronunciar aí sim teremos 100% de certeza que as coisas irão acontecer. Nuno Batista

Nuno Batista adianta ainda que existem "vários destinos que têm vindo a ser trabalhados nos últimos tempos" e lembra que "todas estas operações para serem possíveis carecem de apoio da Secretaria Regional do Turismo e da Associação de Promoção da Madeira que muito têm contribuído para que isso aconteça".