Madeira

Alunos e professores da Escola dos Louros visitam Piacenza pela segunda vez

Foto DR
Foto DR

Um grupo de três docentes e quatro alunas da Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros, de 17 a 21 de abril, deslocaram-se a Placência, Itália, para a 6.ª mobilidade do projeto 'Legends are Back' no âmbito do programa Erasmus+.

Este intercâmbio teve como temática as lendas ligadas aos castelos – 'Legends go on and on' – que predominam na região visitada. Consequentemente, uma grande parte das atividades tiveram uma vertente cultural. Os participantes visitaram Verona, cidade berço da história de amor mais famosa do mundo, entre dois jovens de famílias rivais, Romeu e Julieta, os amantes eternizados pelas palavras de William Shakespeare. Nesta cidade puderam ainda entrar na Arena de Verona, um anfiteatro romano, muito conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas e a Casa da Julieta.

Em Placência, uma cidade medieval que faz parte da região da Emília-Romana, foi possível visitar a Praça dos Cavalos, o Palácio Gótico, o Palácio do Governador, a Igreja de São Francisco, as Estátuas Equestres dos Farnese (senhores de Parma e de Placência no século XVI), a Catedral e o Palácio Episcopal.

Imersos na cultura italiana, os parceiros do projeto (Portugal, Eslovénia, Itália e Polónia) realizaram ainda uma visita à cidade medieval de Sirmione, conhecida como a pérola do "Lago di Garda", o maior da Itália. Nesta cidade tiveram a oportunidade de conhecer o Castelo, visitar as ruínas da antiga vila romana e realizar uma memorável viagem de barco pela península de Sirmio. Esta cidade é também reconhecida pelas suas águas termais e é um destino popular entre os italianos.

No último dia os participantes conheceram a aldeia medieval de "Grazzano Visconti", que presta homenagem à figura de um nobre de Milão do início do século XX, Giuseppe Visconti di Modrone, situada a catorze quilómetros de Piacenza e que ainda mantém uma aura antiga e acolhe anualmente desfiles e eventos históricos. À tarde, visitaram Bobbio, uma antiga cidade medieval localizada no coração do Val Trebbia, um vale descrito por Ernest Hemingway como o mais bonito do mundo. Situa-se no sopé do Monte Penice (1.460 m), na margem esquerda do rio  Trebbia. Foi possível atravessar a Ponte Vecchio (Ponte do Diabo), entrar na Abadia de São Colombano e na Catedral de Santa Maria de Assunção. Segundo a investigadora italiana Carla Glori, a paisagem de fundo e a ponte presentes no quadro “Mona Lisa” corresponde ao Vale de Trebbia e à Ponte do Diabo.

Nos três dias dedicados ao trabalho no Instituto Comprensivo "M.K. Ghandi" de San Nicoló di Rottofreno, agrupamento de 10 escolas que se estendem por três povoações diferentes, os alunos e os docentes tiveram a possibilidade de realizar visitas às salas de aulas e aos espaços mais emblemáticos, assistiram a aulas de inglês, História e Ciências, a apresentações musicais e encenações teatrais sobre lendas da região de Emília-Romana e participaram em diversos jogos tradicionais e lúdicos.

Em termos de aprendizagem, e tendo em conta que as alunas que realizaram esta mobilidade são do 7.º ano de escolaridade, esta semana revelou-se um 'pacote' de conhecimentos adquiridos pela experiência e pela prática, tendo sido possível assimilar algumas aprendizagens adquiridas anteriormente nas aulas de Português, Inglês, História, Geografia e Ciências da Natureza e alicerçar a curiosidade para outras temáticas, outras vidas, outras culturas e outras tradições.