Mundo

Forças Armadas russas terminaram exercícios surpresa da sua frota no Pacífico

None

As Forças Armadas russas terminaram os exercícios surpresa da sua frota no Pacífico, anunciados na semana passada, num momento de plena aproximação com a China e de tensões com o Ocidente, divulgou hoje o Ministério da Defesa da Rússia.

"Estes exercícios surpresa confirmaram o alto nível de prontidão militar da Frota do Pacífico para cumprir missões destinadas a repelir a agressão de um possível inimigo", destacou o Ministério da Defesa russo.

Em comunicado, este ministério especificou que mais de 25 mil soldados, 89 aviões e helicópteros, bem como 167 navios, incluindo 12 submarinos, participaram nestas manobras ao longo de sete dias.

Segundo a Defesa russa, frota treinou em repelir ataques aéreos, detetar e destruir submarinos e disparar mísseis, artilharia e torpedos, durante manobras em "áreas designadas" dos mares do Japão, Orkhotsk e Bering.

Submarinos e navios russos também se prepararam para repelir um potencial inimigo "desembarcando" nas Ilhas Curilas do Sul, ainda reivindicadas pelo Japão, e na ilha de Sacalina, acrescentou a mesma fonte, citada pela agência France-Presse (AFP).

Os bombardeiros pesados russos realizaram voos na "parte central" do Oceano Pacífico, treinando para realizar ataques a grupos de navios.

Estes exercícios ocorreram durante uma visita à Rússia do ministro da Defesa chinês, Li Shangfu.

Este último, recebido no passado domingo por Vladimir Putin no Kremlin, elogiou os laços fortíssimos entre Moscovo e Pequim "que vão para além das alianças político-militares da época da Guerra Fria".