Madeira

SPEA convida população a ser 'cientista por um dia' em Santana

None
Foto SPEA

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, numa parceria com a Câmara Municipal de Santana, convida a população a 'ser cientista por um dia'. Trata-se do primeiro BioBlitz Laurissilva@night, um evento que decorre no âmbito do I Festival das Reservas da Biosfera de Portugal e terá lugar no próximo dia 22 de Abril, no Parque Florestal das Queimadas, a partir das 16 horas.

Esta iniciativa pedagógica e científica procura dar a conhecer a fauna e flora do Parque Florestal das Queimadas. “É a primeira vez que esta iniciativa decorre na Madeira e todos são bem-vindos: famílias, estudantes, professores e entusiastas da natureza. É uma actividade gratuita e que promove a consciencialização da comunidade para a importância da biodiversidade, através de metodologias exploratórias e científicas, aproveitando, simultaneamente, para mapear a biodiversidade daquele local”, refere Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira.

Para isso, o evento vai contar com a colaboração de especialistas das várias áreas, desde plantas a, macrofungos (cogumelos), insetos, morcegos e aves, que apoiarão os participantes na identificação das várias espécies presentes no Parque Florestal das Queimadas. 

Os interessados devem aceder ao site disponibilizado para as respectivas inscrições.

Festival com programação variada

Este Festival das Reservas da Biosfera de Portugal vai também promover o seminário 'Reserva da Biosfera Desafios e Potencialidades', a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana, no dia 21 de Abril, às 14h30. A 1.ª edição deste festival vai realizar-se nas reservas de Santana (Madeira), Graciosa (Açores) e Berlengas (Peniche).

Em ambos os eventos, a SPEA focará a sua mensagem no reconhecimento da elevada diversidade natural existente na Laurissilva e da forma como esta área protegida, e as espécies nela existentes, são é afectadas pela poluição luminosa. 

O combate à poluição luminosa tem vindo a ser um dos focos de atuação da SPEA na Madeira nas últimas décadas. Esta atividade realiza-se no âmbito do mais recente projeto da organização, o LIFE Natura@night, no qual uma aliança de 13 parceiros pretende uma abordagem muito direta à origem do problema, procurando implementar iluminação pública mais eficiente, melhor direcionada e mais amiga do ambiente.