Mundo

Pelo menos 20 feridos num tiroteio em festa de aniversário nos EUA

None
Foto EPA

Um tiroteio numa festa de aniversário de um adolescente provocou pelo menos 20 feridos na noite de sábado, numa pequena cidade do Alabama, no sul dos Estados Unidos da América (EUA), noticiou hoje a comunicação social local.

Segundo a rádio WRBL, que citou a polícia, o tiroteio aconteceu por volta das 22:30 (hora local, 04:30 de domingo em Lisboa), num prédio do centro de Dadeville, aquando das comemorações do 16.º aniversário de um adolescente, cujo género não foi especificado.

As autoridades não informaram se o suspeito está sob custódia, nem o motivo do tiroteio foi esclarecido, apesar de os investigadores acreditarem que na origem tenha estado uma briga.

Na mesma noite, outros tiros fizeram pelo menos dois mortos e quatro feridos num parque de Louisville, em Kentucky (centro este), de acordo com os relatos da comunicação social.

Também nesta cidade, mas na segunda-feira, informou a imprensa, um jovem abriu fogo no banco onde trabalhava, matando cinco pessoas.

Os EUA registam um elevado número de mortes por armas de fogo, acima de outros países considerados desenvolvidos, o que mantém aceso o debate sobre a facilidade com que os civis têm acesso a armas.

O país tem mais armas individuais do que habitantes: um em cada três adultos possui pelo menos uma arma e quase um em cada dois adultos moram numa casa onde existe uma arma.