Desporto

Portugal vence Grécia na Billie Jean King Cup

None

Portugal assegurou hoje o triunfo na 'poule' A do Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup em ténis, ao derrotar a Grécia, por 2-1, no Complexo de Ténis do Jamor.

Depois das vitórias sobre Israel (3-0), Malta (2-1) e Bósnia-Herzegovina (2-1), Portugal fechou de forma perfeita o Grupo A, com a quarta vitória em outros tantos jogos, defrontando agora a Geórgia, segunda da 'poule' B, naquele que será derradeiro obstáculo luso rumo à promoção ao Grupo I da Zona Europa-África.

"Hoje foi mais um dia com muita emoção. Deixámos tudo em campo do início ao fim. A Matilde [Jorge] foi a jogo em singulares pela primeira vez e enfrentou uma adversária muito difícil, que tentámos contrariar, e apesar de não o ter conseguido fazer foi importante ter mais rodagem para o par, que uma vez mais acabou por ser decisivo. É notório que a 'Kika' [Francisca Jorge] tem vindo a melhorar de jogo para jogo, está com um nível bastante alto e a equipa também lhe transmite isso. Construímos uma família e isso lá dentro ganha jogos", referiu a capitão lusa, Neuza Silva.

Nos courts de terra batida do Jamor, Matilde Jorge, 629.ª da hierarquia mundial, perdeu com Valentini Grammatikopou, por 6-3 e 6-2, em uma hora e 29 minutos.

"Fiquei feliz por ter a oportunidade de jogar o singular. Estava um pouco nervosa, mas acho que é normal, porque queria dar a vitória à equipa. Sinto que não joguei mal de todo, mas podia ter feito melhor", disse Matilde Jorge.

Mesmo sem Maria Sakkari, nona do mundo, a Grécia era a grande favorita, mas Francisca Jorge, 314.ª, empatou a eliminatória com um triunfo sobre Desmina Papamichail, 151.ª, por 7-5 e 7-6 (7-3), em duas horas e 22 minutos.

No encontro de pares, Francisca e Matilde Jorge mantiveram o percurso perfeito na presente edição da Billie Jean Cup e venceram Valentini Grammatikopou e Martha Matoula, por 6-2 e 6-4, em uma hora e 24 minutos.

Com quatro triunfos, Portugal venceu o Grupo A, com mais uma vitória do que a Grécia e duas do que a Bósnia-Herzegovina. Israel venceu uma vez, enquanto Malta sofreu quatro derrotas.

Portugal joga o apuramento no sábado, frente à Geórgia, naquele que será o quinto confronto entre as duas seleções, que venceram duas vezes cada.