A Guerra Mundo

Chefe dos serviços secretos militares deve ir para ministro da Defesa da Ucrânia

Foto DR/Twitter
Foto DR/Twitter

O chefe dos serviços secretos militares ucranianos, Kyrylo Budanov, vai substituir Oleksiï Reznikov como ministro da Defesa, anunciou hoje o deputado David Arakhamia.

"A guerra dita os movimentos de pessoal", explicou o deputado.

"Os tempos e as circunstâncias obrigam a um reforço e a uma concentração. Isto é o que está a acontecer agora e continuará no futuro", acrescentou o deputado, sem especificar a data prevista da remodelação ministerial.

A substituição deverá ser antes de uma esperada ofensiva russa e segue-se a escândalos de corrupção envolvendo o gabinete do ministro da Defesa.

Kyrylo Budanov, 37 anos, "chefiará o Ministério da Defesa, o que faz todo o sentido em tempo de guerra", disse o deputado.

Oleksiï Reznikov, 56 anos, será nomeado ministro das Indústrias Estratégicas, acrescentou.

"O inimigo está a preparar-se para avançar. Estamos a preparar-nos para nos defender", disse ainda.

Oleksiï Reznikov, uma das figuras mais conhecidas da guerra na Ucrânia, foi nomeado ministro da Defesa em novembro de 2021 e ajudou a permitir o fornecimento de armas ocidentais às forças ucranianas para tentar neutralizar as tropas russas, que invadiram o país há quase um ano.

Mas o seu Ministério tem sido manchado por escândalos de corrupção.

O seu adjunto foi forçado a demitir-se no final de janeiro, após acusações de que o Ministério da Defesa tinha assinado contratos de fornecimento de alimentos a preços duas a três vezes superiores aos preços de mercado.

Falando à imprensa hoje, antes da informação do deputado, Oleksiï Reznikov não disse se planeava permanecer no seu posto.

Mas acrescentou que só o Presidente Volodymyr Zelensky, que na semana passada reforçou as medidas anticorrupção, poderia decidir o seu destino.

O ministro disse que estava de consciência tranquila.