Madeira

Saiba o que ofereceram os paroquianos a Martins Júnior na despedida do sacerdote

A comunidade agradece toda a vida que o pároco deu estando do seu lado durante 53 anos

None

Na celebração da missa deste domingo, os paroquianos da Ribeira Seca fizeram uma homenagem ao padre Martins Júnior pela sua dedicação e empenho à comunidade durante estes 53 anos na paróquia.

Durante a missa houve diversos momentos simbólicos de agradecimento ao sacerdote, poeta, músico, compósito e professor.

No momento do ofertório foram entregues diversos elementos simbólicos, fazendo referência ao trabalho desenvolvido ao longo dos 53 anos pelo sacerdote na Ribeira Seca.

O primeiro evento do ofertório foi marcado pela entrega de uma ‘Bíblia’ simbolizando religião, isto porque o sacerdote trouxe uma mensagem de renovação e de fé num Cristo libertador companheiro dos oprimidos,

Depois, a entrega de um livro que simboliza a educação, porque Martins Júnior fez da educação um caminho de liberdade, de elevação pessoal e colecções, legado de sabedoria na comunidade.

Posteriormente foi entregue um bandolim que simbólica a música que o padre bordou em palavras, notas e danças a luta deste povo, as suas e nossas mágoas e sonhos e que se transformaram em ‘vitórias’.

Dá-se também a entrega de uma lanterna que simboliza a escuridão/luz, justamente porque ao padre Martins Júnior é reconhecido que "encheu de luz os caminhos e veredas da escuridão da nossa terra", dizem os paroquianos.

A entrega de uma rede representa as estradas que transformando-as em estradas do progresso e do conhecimento.

Destaque para a oferta de um ramo de cravos que simboliza o 25 de Abril, representando a alvorada da Liberdade e uma forma de homenagear as cores da revolução.

Depois, a entrega de uma “casa” em miniatura que simboliza o regime de colonia que com a sua luta destronou as amarras da colonia e  mostrou que o povo é o construtor de um  mundo novo.

Uma bilha será sinónimo de água que a comunidade da Ribeira Seca tinha, um direito à água das fontes, a cuidados de saúde e a uma habitação digna.

Ainda dentro o lote de elementos está a entrega de um galhardete municipal que simboliza o exercício de funções políticas. Martins Júnior foi a voz do desassossego e da justiça, defensor acérrimo da terra que o viu nascer.

Por fim, a entrega de uma garrafa de vinho que simboliza a vida porque o padre Martins Júnior sempre disse que: "Na morte devemos brindar à vida e que a vida só faz sentido se continuarmos a sonhar e a viver com e para os outros".

Na celebração foi ainda entregue uma placa com a seguinte inscrição: “Ao Sr. Padre Martins Júnior, a nossa Eterna gratidão pelos 53 anos dedicados à Igreja da Ribeira Seca”. Para além de ainda serem lidos alguns testemunhos daquela comunidade católica alusivos à dedicação do sacerdote aquela paróquia.

Tomada de posse do sucessor é a 12 de Fevereiro

Conforme já revelou o DIÁRIO, a tomada de posse do sucessor do padre Martins Júnior está prevista para o próximo domingo, 12 de Fevereiro, às 9h30, e contará com a presença do bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

O cónego Manuel Ramos é o novo pároco da paróquia da Nossa Senhora do Amparo da Ribeira Seca e que acumulará as funções de pároco da paróquia de Machico.