Cascata dos Anjos

Escrevo esta carta após ter visto o vídeo publicado pelo Diário de Notícias da Madeira online do caos na estrada da Cascata dos Anjos, este Domingo.

E não, não venho cá tentar pregar para que fechem aquele acesso.

Simplesmente venho dar nota da notável futilidade das pessoas. Estão dispostas a correr risco de vida por uma foto na cascata para publicarem nas redes e esfregar na cara dos “amigos das redes”.

E não me venham depois com a conversa de que o destino Madeira é perigoso como já o tentaram fazer no passado.

Há quem viaje para conhecer outras realidades, para enriquecimento pessoal, depois há quem o faça para ter fotos para publicar.

Numa viagem em conversa com uma continental, ela disse que planeava ainda este ano uma viagem à Madeira, e que mal podia esperar por ir “aquela cascata no meio da estrada para tirar uma foto”. Enfim.

Não se pode colocar um polícia em cada acesso que tenha os seus perigos, e não é o betão que vai parar as pessoas ou coloca-las mais seguras. Aliás, o betão só desfigura a nossa flora, mas somos governados por fãs do betão, enfim.

E por mais sensibilização que se faça, haverá sempre uns “espertinhos” que pensam ser imortais e que a eles nada lhes toca.

Como dizia o outro, é a selecção natural a funcionar.

R.N.