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Madeira

Madeira empenhada na diversificação de mercados emissores de turismo

Eduardo Jesus falava no Cocktail de Natal da Secretaria Regional de Turismo e Cultura que acontece esta quarta-feira no Arquivo Regional da Madeira

O secreário regional de Turismo e Cultura convidou vários players do sector para o habitual Cocktail de Natal, que decorre no Arquivo e Biblioteca da Madeira. 
O secreário regional de Turismo e Cultura convidou vários players do sector para o habitual Cocktail de Natal, que decorre no Arquivo e Biblioteca da Madeira. , Foto: Miguel Espada/ASPRESS

Consolidar os mercados e valorizar o sector não prioridades para o Governo Regional na área do Turismo.

O secretário regional de Turismo e Cultura reafirmou, esta tarde, no habitual Cocktail de Natal promovido pela Secretaria para 'palyers' do sector, o esforço da Madeira para "insistir nos mercados que são tradicionais", mas, ao mesmo tempo, "consolidar os públicos mais novos que conseguimos atrair mais recentemente".

Veja quem esteve no Cocktail de Natal da Secretaria de Turismo da Madeira

O evento, que já uma tradição, realizou-se esta quarta-feira no Arquivo e Biblioteca da Madeira. Veja as imagens registadas por Miguel Espada, da ASPRESS

Esta será a fómula eleita para a "diversificação dos mercados", evitando depender unicamente do mercado europeu, conforme enfatizou o governante. Na ocasião, exemplificou com a aposta "em força", no mercado norte-americano, nomeadamente com reforço da ligação com Nova Iorque, mas também com as novas rotas já anunciadas pela SATA de Boston e do Canadá.

Eduardo Jesus reconhece, também, o interesse no mercado brasileiro, considerando-o, mesmo, um "mercado de grande prioridade" para a Madeira, por reagir "bem" ao mercado português. 

Olhando os números do sector, com o foco nos vários recordes alcançados ao longo deste ano, o secretário regional com a pasta do Turismo aponta que "a Madeira está a ser bem vendida" no exterior. O exemplo disso, referiu, foram os 76 milhões de euros de proveitos conseguidos apenas no mês de Agosto, sendo que mesmo antes da pandemia nunca, num só mês, tinha sido ultrapassada a barreira dos 50 milhões de euros de proveitos, acreditando, com isso, na maior valorização do destino. 

Eduardo Jesus prevê ultrapassar os 4,5 milhões de passageiros em 2023

Quanto ao número de turistas entrados, o governante com a tutela do Turismo estima que, até ao final de 2023, sejam ultrapassados os 4,5 milhões de passageiros, reforçando que todos os indicadores estão em crescimento, entendendo que está a ser consolidada essa tendência verificada logo após a reabertura do mercado depois da pandemia da covid-19. 

Fruto desse crescimento, Eduardo Jesus aponta que quem trabalha no sector tem sido mais valorizado. Por tudo isso, entende que "estão criadas condições para que este grande progresso que se assistiu possa ser repartido por todos aqueles que construíram este caminho", frisou, realçando que, desde 2016 até ao presente, as actualizações salariais na hotelaria foram de 21,6%, acompanhando a inflacção. 

Ainda assim, não deixa de notar a escassez de mão-de-obra como argumento de peso na auto-regulação desses aumentos, vistos como uma estratégia para cativar os trabalhadores. 

Eduardo Jesus entende que o "trabalho público está feito", nomeadamente na promoção, conduzindo a melhores rentabilidades, pelo que "todos nós temos de responder da forma que o próprio sector reclama". Só em situação extrema aponta para uma intervenção do Governo Regional na questão salarial. "Se houver necessidade haverá essa intervenção", garante. 

Foi perante uma 'plateia' com várias dezenas de 'players' do sector do Turismo que o secretário regional apontou a consolidação dos mercados actuais e a valorização dos produto como prioridades para o futuro, apostando na verdadeira identidade do que é nosso.

Identidade e autenticidade realçadas a par dos números

No Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), onde essa identidade, no seu entender, é bem tratada, a autenticidade foi apontada Eduardo Jesus como um factor chave, justificando, desta forma, a escolha do local para este Cocktail de Natal, fechando um "ano de recordes" e de "sucesso". 

"Todos os meses foram melhores do que qualquer mês dos outros 200 anos de história de Turismo que a Madeira tem", realçou, focando-se no contributo dado pelo sector para a economia madeirense, o qual deverá ser olhando como "um verdadeiro exemplo". "Fomos todos nós que ajudámos a Madeira a sair da crise pandémica", disse Eduardo Jesus, dirigindo-se aos presentes. "O sector deve a cada uma de vós o momentos que estamos a viver", cimentou.