DNOTICIAS.PT
Madeira

34.ª edição das '500 Maiores Empresas' realiza-se esta segunda-feira

O actual presidente do conselho de administração da BIAL, António Horta-Osório, é o orador convidado da edição deste ano

António Horta-Osório é o orador convidado. 
António Horta-Osório é o orador convidado. 

É já hoje que se realiza a 34.ª edição das '500 Maiores Empresas',  iniciativa do DIÁRIO, em parceria com a Previsão, ECAM e PKF-Madconta.

A cerimónia de consagração dos vencedores começa pelas 17h30 no hotel Savoy Palace, seguindo-se jantar pelas 19h30 durante o qual António Horta-Osório proferirá a conferência da edição deste ano sobre ‘Os desafios socioeconómicos da Madeira’.

O evento distingue o tecido empresarial regional. 

Saiba que outros assuntos marcam a agenda desta segunda-feira, 4 de Dezembro: 

10h00: II Fórum de Discussão integrado no Estudo de Caracterização da Pobreza na RAM, no Colégio dos Jesuítas; 

11h00:  Visita do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos ao Hospital Nélio Mendonça;

12h00: O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitam as obras na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco;

12h00:  O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos visita o Centro de Saúde de São Roque, no âmbito do rastreio do cancro colorretal; 

10h30: O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), José Manuel Rodrigues, participa na entrega do prémio '+ Valor Madeira', na ALM; 

15h00: No âmbito do Jogo da Glória promovido pelo Pingo Doce será entregue um cheque simbólico ao felizardo, no Hiper Pingo Doce Lido;

15h00: Visita do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos à Farmácia Ajuda; 

16h30:  Encontro de Coros Escolares - Machico, na Igreja Matriz de Machico;

18h00: Concerto 'Natal no Palácio' com as Ninfas do Atlântico, no Palácio de São Lourenço; 

18h30:  PSD/M assinala 43.º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro com a deposição de flores junto ao busto na Avenida Sá Carneiro e com a celebração de uma missa na Igreja do Carmo. 

Principais acontecimentos registados no dia 4 de Dezembro, Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, Dia Latino-Iberoamericano contra as Agressões a Médicos e Sanitaristas e Dia Internacional dos Bancos:

1791 - É lançado o jornal britânico Observer, o mais antigo semanário existente.

1888 - George Eastman regista a câmara Kodak.

1918 - É proclamado o reino Servo-croata-esloveno da Jugoslávia.

1942 - II Guerra Mundial. Bombardeiros dos EUA atacam território italiano pela primeira vez.

1945 - O Senado norte-americano aprova a entrada dos EUA na ONU.

1953 - É aprovada a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, ratificada por Portugal depois de 25 de Abril de 1974.

1958 -- Chega a Goa o 150.º e último governador do Estado Português da Índia, o general Vassalo e Silva.

1961 -- Oito militantes comunistas evadem-se da prisão de Caxias num carro blindado.

1965 - É lançada a nave espacial norte-americana Gemini 7, tripulada por Frank Borman.

1970 - É constituída a SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

1972 -- A Brisa, empresa privada e liderada por Jorge de Brito, assina com o Estado o primeiro contrato para a construção, conservação e exploração de autoestradas em regime de concessão.

1980 - O primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, e o ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, morrem na queda do avião em que seguiam para o Porto, em Camarate.

1985 - Nasce o maior sindicato europeu da comunicação social com a fusão do sindicato dos trabalhadores gráficos com o dos artistas, jornalistas e meios audiovisuais, da Alemanha Federal, RFA.

1989 - Um avião A7P Corsair, da Força Aérea Portuguesa, despenha-se perto de Vila Viçosa.

1991 - O barco de pesca luso-guineense Bolama, com 28 pessoas a bordo, desaparece, devido ao mau tempo, ao largo da costa portuguesa.

1992 - Álvaro Cunhal, 79 anos, abandona a liderança do PCP, que ocupou durante 30 anos.

1993 - Morre, com 52 anos, o compositor e guitarrista norte-americano Frank Vincent Zappa.

1994 -- Morre, com 65 anos, o tradutor, ficcionista e dramaturgo Virgílio Martinho.

1995 - Começa a missão de paz da Nato, na Bósnia.

1996 - É lançada a sonda norte-americana Mars Pathfinder em direção ao planeta Marte.

1997 - É aprovada a revisão do Código do Processo Penal.

- A justiça italiana condena Silvio Berlusconi a 16 meses de pena suspensa pelo primeiro de 25 processos de fraude fiscal, corrupção e suborno.

2000 - O Estado português arrecada 700 milhões de euros na última fase de reprivatização da Portugal Telecom.

2001 - Conferência de Bona. É definida a transição política do Afeganistão.

2002 -- Morre, aos 76 anos, a escritora e jornalista moçambicana Noémia de Sousa.

2005 - Os líderes de 57 países muçulmanos reúnem-se em Meca, Arábia Saudita, para analisarem a publicação de 12 caricaturas do profeta Maomé pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten, em 30 de setembro.

- Em Israel, Shimon Peres abandona o Partido Trabalhista e alia-se a Ariel Sharon.

2006 - Os ministros da Justiça da União Europeia aprovam a criação da Agência Europeia de Direitos Fundamentais.

- Morre, com 81 anos, o escritor e critico de música Sidónio Paes.

2007 - O fundador e antigo presidente executivo do BCP, Jorge Jardim Gonçalves, de 72 anos, apresenta no Conselho Geral e de Supervisão a sua renúncia a todos os cargos no banco que fundou há 22 anos.

- Dezenas de milhares de pessoas juntam-se a líderes políticos, responsáveis sindicais e empresários espanhóis num protesto no centro de Madrid contra a ETA e em repulsa pelo último atentado da organização, no sábado em França.

- O atleta Mário Trindade bate, em Vila Real, o recorde do Guinness de corrida em cadeira de rodas ao efetuar 183 quilómetros em pouco mais de 18 horas.

2008 - Noventa e três países assinam em Oslo, Noruega, o tratado proibindo as munições de fragmentação, considerado o principal acordo humanitário internacional a ser concluído no último decénio.

- Morre, com 52 anos, o pintor Manuel Taraio.

2010 -- Morre, com 66 anos, o escritor e músico basco Xabier Lete.

2011 - Sócrates, antigo futebolista que brilhou nos Mundiais de 1982 e 1986 ao serviço da seleção brasileira, morre aos 57 anos.

2012 - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, assume simbolicamente a gestão urbana do Parque das Nações, numa pequena cerimónia onde assegurou que vai manter o mesmo "padrão de qualidade elevado" característico daquela zona.

2013 -- O Estado vende 70% do capital social dos CTT -- Correios de Portugal a 5,52 euros por ação, uma operação que permite um encaixe de 579 milhões de euros.

- A dieta mediterrânica é classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

- Morre, com 87 anos, Soares Branco, escultor da águia do Estádio da Luz e do busto de Soares Carneiro.

2015 - O nadador português Diogo Carvalho conquista a medalha de bronze dos 200 metros estilos dos Europeus de piscina curta, que decorrem em Netanya, Israel.

- Morre, com 85 anos, Robert Loggia, ator conhecido pelos seus papéis em "Scarface" ou "Big".

2016 - Alexander Van der Bellen, ecologista, é eleito Presidente da Áustria, derrotando o candidato de extrema-direita, Norbert Hofer.

- O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, é reeleito por unanimidade, pelo Comité Central comunista para o cargo que ocupa desde 2004.

- Morre, com 80 anos, Jean-Loup Passek, investigador e historiador de cinema de origem francesa cujo espólio esteve na base da criação do Museu de Cinema de Melgaço.

2017 - O ministro das Finanças português, Mário Centeno, é eleito presidente do Eurogrupo, na segunda volta da votação realizada em Bruxelas.

- O Presidente dos EUA, Donald Trump, ordena a maior redução de reservas protegidas na história do país, cortando mais de 9.200 quilómetros quadrados no Utah, recebendo elogios dos conservadores e críticas de ambientalistas e tribos nativas.

2018 - Os ministros das Finanças da União Europeia chegam a um acordo sobre a reforma da zona euro, após 18 horas de negociações.

2019 -- Tem início na Argélia o primeiro processo de corrupção de ex-dirigentes políticos, desde a sua independência em 1962. O processo sem precedentes envolve dois antigos primeiros-ministros argelinos, julgados em simultâneo com outros ex-altos dirigentes políticos e empresários do setor automóvel.

- Morre, aos 73 anos, Tetsu Nakamura, médico japonês, fundador da organização humanitária Peshawar-kai PMS (Serviço Médico Japonês da Paz).

2020 -- Morre, aos 93 anos, Manuel Sequeira Nobre, antigo presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, fundador, juntamente com os pais e os irmãos, da Indústria de Carnes Nobre.

2021 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá posse a Francisca Van Dunem como ministra da Administração Interna, que acumula essas funções com as de ministra da Justiça após saída de Eduardo Cabrita.

- O tenista português Nuno Borges conquista na Turquia o primeiro título no circuito Challenger, aos 24 anos, ao impor-se em dois 'sets' ao britânico Ryan Peniston, na final do torneio de Antália, em terra batida.

- Morre, com 51 anos, Pedro Gonçalves, contrabaixista e fundador dos Dead Combo.

Este é o tricentésimo trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 27 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia:

"Não reconheço outra grandeza que não seja a bondade".  Ludwig Van Beethoven (1780-1827), compositor alemão