DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Câmara de Lobos apresenta 3.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas

None

A autarquia de Câmara de Lobos promoveu, pelo 3.º ano consecutivo, o Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, prestando homenagem à memória do prestigiado escritor câmara-lobense, do século XIX.

No livro agora editado, com chancela da tipografia Natividade, integra a obra vencedora da 3.º edição 'O Hotel' da autoria de Maria João Caetano, que recebeu igualmente um prémio pecuniário com um valor monetário de 1.500 euros. Fazem ainda parte do livro os dois contos distinguidos com as menções honrosas, “Santos da Casa” de Cláudia Faria e 'O salto da cerejeira' de Maria Conceição Santos.

O conto vencedor 'O Hotel', evidencia-se pela maturidade e estrutura literária do texto, bem como pela correção linguística apresentada. Trata-se de um conto de género policial, enriquecido com recurso a um vasto património de memórias, conseguindo concretizar os objetivos que motivam a criação deste prémio literário. 

No conto 'Santos da Casa', distinguido com uma menção honrosa, destaca-se o destino diferenciado dos rapazes e das raparigas pobres que veem na emigração uma esperança de melhoria de condições de vida, mas que, no caso delas, não raras vezes se transforma em engano e servidão.

Na presente edição, ainda foi atribuída uma menção honrosa ao conto 'O Salto da Cerejeira' que apresenta um conjunto de referências culturais e históricas relacionadas com a Madeira e o Estreito de Câmara de Lobos, recorrendo não só ao vocabulário madeirense, mas também a uma caraterização etnográfica que aborda os costumes, os hábitos sociais e o próprio vestuário da época retratada, enquadrados num léxico que, com o tempo, vai ficando em desuso.

Os promotores referem que o evento servirá também para apresentar ao público a 4.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’ Ornelas, que decorrerá ao longo de 2024. A 4.ª edição do Prémio pretende dar a conhecer o seu patrono, estimular o gosto pela leitura e escrita, defender e valorizar a língua portuguesa. É ainda uma estratégia cultural da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promover e incentivar a criação literária através da escrita em prosa sob forma de conto, com tema livre. Porém, deve estar patente no enredo, direta ou indiretamente, no mínimo, uma alusão às vinhas e/ou vinho Madeira, cuja cultura é uma marca da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

A cerimónia de lançamento do livro contará com a presença de Pedro Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, com as autoras distinguidas na 3.ª edição do Prémio Literário e dos jurados, Francisco Fernandes, Lília Mata e Laura Moniz. Além de outros convidados, estará presente uma turma de alunos do 11.º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas.