DNOTICIAS.PT
Mundo

Milhares de pessoas nas ruas Berlim em solidariedade com os palestinianos

None

Milhares de pessoas estão a manifestar-se hoje em Berlim em solidariedade para com os palestinianos de Gaza, vítimas dos bombardeamentos lançados por Israel, após o ataque do movimento islamita Hamas ao seu território em 7 de outubro.

As estimativas iniciais da polícia local apontam para a presença de pelo menos 3.500 pessoas, mas autoridades ressalvaram que este número vai continuar a aumentar durante a tarde.

Nos cartazes que os manifestantes carregam podem ler-se frases como "Salvar Gaza", "Acabar com o genocídio" ou "cessar fogo", relatou a Agência France Presse (AFP).

Os manifestantes, munidos com bandeiras da Palestina e 'keffiyehs' (lenços de cabeça dos ativistas palestinos), juntaram-se na Alexander Platz, no centro de Berlim.

Este protesto foi organizado por diversas associações de apoio aos palestinianos. Para o local foram enviados 1.400 polícias.

Nos últimos dias têm decorrido, na Alemanha, várias manifestações de apoio aos palestinianos em Gaza, que acabaram em confrontos com as autoridades.

Em 07 de outubro, o Hamas -- classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel - efetuou um ataque de dimensões sem precedentes a território israelita, fazendo mais de 1.400 mortos, na maioria civis, e mais de 200 reféns, que mantém em cativeiro na Faixa de Gaza.

Iniciou-se então uma forte retaliação de Israel àquele enclave palestiniano pobre, desde 2007 controlado pelo Hamas, com cortes do abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre que completou na quinta-feira o cerco à cidade de Gaza.

Este conflito provocou, pelo menos, 9.250 mortos na Faixa de Gaza e 1.400 em Israel.