DNOTICIAS.PT
Madeira

Novo livro de ‘Camões Pequeno’ apresentado hoje em Machico

Conheça aqui que outros momentos marcam a agenda desta quinta-feira, dia 30 de Novembro

O Fórum Machico será o palco da jornada cultural que hoje tem lugar na terra de Francisco Álvares de Nóbrega.
O Fórum Machico será o palco da jornada cultural que hoje tem lugar na terra de Francisco Álvares de Nóbrega., Foto Arquivo

Esta quinta-feira, o Fórum Machico servirá de palco para a jornada cultural ‘Camões Pequeno, paladino da liberdade e precursor dos direitos humanos’, uma iniciativa que se insere nas celebrações dos 250 anos do nascimento de Francisco Álvares de Nóbrega (1773-1806), poeta local mais conhecido por ‘Camões Pequeno’, que se distinguiu entre os grandes das letras portuguesas.

O evento promovido pela Câmara Municipal de Machico, em parceria com o projecto ‘Dignipédia Global’, destina-se à comunidade escolar do concelho, estando agendadas duas sessões, uma destinada aos alunos do 3.º ciclo (das 14 horas às 15h15), outra para os alunos do secundário (das 15h30 às 16h45), ambas versando sobre os direitos humanos e sua importância.

Estas sessões formativas terão como oradores José Eduardo Franco e Susana Alves-Jesus, ambos ligados à Universidade Aberta, e Rui Rego, da Universidade de Lisboa.  

O momento servirá, também, para a atribuição do Selo Dignidade à Comunidade Educativa e à Câmara Municipal de Machico, que ocorrerá pelas 17h30.

Logo depois, pelas 18 horas, terá lugar o lançamento da obra completa de Francisco Álvares de Nóbrega, que teve coordenação de Daniel Pires, director do Centro de Estudos Bocagianos, e que conta com um prefácio do padre Martins Júnior.

Às 19 horas serão anunciados os vencedores da edição deste ano do concurso literário ‘Francisco Álvares de Nóbrega – Camões Pequeno’, promovido pela Junta de Freguesia de Machico. Caberá à presidente do júri, Teresa Nacimento, docente da Universidade da Madeira, dar a conhecer os trabalhos distinguidos, um na categoria ‘adulto’, outro na categoria ‘infanto-juvenil’.

A jornada cultural terminará pelas 19h30, com a actuação do grupo musical Vértice.

Mas há mais iniciativas a ter em conta esta quinta-feira: 

Política e sociedade

- 9h00 - Abertura do Estúdio de Planificação e Encomenda do IKEA na Madeira, no Centro Comercial La Vie.

- À mesma hora, tem lugar a reunião ordinária da Câmara Municipal de Santa Cruz.

- 9h30 - reunião semanal da Vereação da Câmara Municipal do Funchal.

 - À mesma hora, tem início o ‘Microsoft Education’, no auditório da Escola da APEL, que contará com a intervenção de Teresa Dâmaso, abordando a ‘Visão da Microsoft para a Educação’. Jorge Carvalho vai estar presente na sessão de abertura.

- 14 horas – arrancam as 2.ªs jornadas da Associação de Doenças Neuro-Musculo-Esqueléticas da RAM, com o tema ‘Qualidade de Vida: Nutrição e Saúde Mental’, que decorrerá na Sala Assembleia Municipal da Câmara Municipal Funchal. Pedro Ramos vai marcar presença na sessão de abertura.

- 10 horas - 2.ª Edição ‘Madeira Blockchain’, que se prolonga até 1 de Dezembro, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. Pelas 14 horas, marcará presença no evento o secretário regional de Finanças, Rogério Gouveia.

- 10h30 - sessão comemorativa do Dia Internacional da Cidade Educadora, com um roteiro cultural e artístico, na Praça da Autonomia, em Câmara de Lobos. A ocasião será aproveitada para o hastear da bandeira e entoação do hino das Cidades Educadoras.

Câmara de Lobos assinala Dia Internacional das Cidades Educadoras com conferência e mural

Na próxima quarta-feira, 30 de Novembro, é celebrado o Dia Internacional da Cidade Educadora, uma data que reporta à implementação da Carta das Cidades Educadoras, proclamada durante o primeiro Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, em 1990.

- 11 hora - entrega de diplomas aos 60 formandos que participaram e concluíram a Formação em Contexto Real de Trabalho, denominada S’ocialmente Activo’, no Auditório do Centro Cívico de Santo António.

- 12 horas - Ireneu Cabral Barreto preside à cerimónia que assinala o Dia da Unidade de Aeródromo Manobra Aérea N. º3, no Porto Santo, onde estarão presentes, também, Rubina Leal, em representação do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, e Rui Barreto, em representação do presidente do Governo Regional.

- 14 horas - cerimónia de bênção das Capas dos finalistas do ‘Liceu’, com cerimónia litúrgica às 15 horas, na Sé do Funchal.

- à mesma hora terá lugar a inauguração do Consulado Honorário de Cabo Verde na Madeira, nas Arcadas de São Francisco, contando com a presença de Sérgio Gonçalves, em representação do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

- 15h30 - reunião da Câmara Municipal da Ponta do Sol, no Salão Nobre.

- 15 horas - bênção das capas dos alunos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, havendo missa às 16 horas, na Igreja de São Martinho.

- 16h30 -  José Manuel Rodrigues participa na Reunião do Comité Permanente da CALRE e cerimónia de entrega dos Prémios CALRE ‘Estrelas da Europa’, no Parlamento Europeu.

- 18 horas – cerimónia de encerramento do Digital Health Summit 2023, no Auditório do Colégio dos Jesuítas – Funchal, precedido, pelas 17 horas, da entrega de prémios. Pedro Ramos vai marcar presença no evento.  

4ª edição do Digital Health Summit 2023 decorre a 29 e 30 de Novembro no Funchal

Será nos dias 29 e 30 de Novembro que o Colégio dos Jesuítas irá acolher a 4ª edição do Digital Health Summit 2023, uma iniciativa da PremiValor Consulting em parceria com o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, e da Secretaria Regional da Economia.

- 18h30 – a Madeira Wine Company promove a ‘Noite d´A Loja do Vinho’, com provas de vinho.

Cultura e espectáculos

- 11 horas – Retomado o evento ‘Mesclarte’ - Cimeira da Atlântica. São várias as iniciativas que vão decorrer ao longo deste segundo dia. Teremos workshops e ‘Mesas Redondas’, bem como algumas conferências, nomeadamente a de Rui Carita (15 horas) sobre a história e a cultura de Cabo Verde na Madeira. A festa de encerramento está agendada para as 17 horas.

- 15 horas - lançamento do livro da III edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, na residência artística ‘Lá em Cima’, junto aos Jardins do Ilhéu de Câmara de Lobos.

Câmara de Lobos apresenta 3.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas

A autarquia de Câmara de Lobos promoveu, pelo 3.º ano consecutivo, o Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, prestando homenagem à memória do prestigiado escritor câmara-lobense, do século XIX.

- 19 horas - estreia do documentário de Filipe Ferraz ‘Os dois lados da linha, comunidades piscatórias na Madeira’, no Foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias.

- 20h30 - apresentação da ‘Performance Fénix’, de Rita Vilhena, com Fátima Spínola, Carina Mendonça e Mariana Camacho, na Capela da Boa Viagem.

- 21 horas – Concerto de música de câmara, no Hotel Savoy Palace, pela Orquestra Clássica da Madeira. 

Orquestra Clássica apresenta recital com flauta, harpa e marimba no Savoy Palace

Concerto de música de é amanhã é "assumidamente desafiante", nota Norberto Gomes

- à mesma hora, concerto protagonizado pelo projecto CAGARRA, no Centro Cultural John dos Passos

- 21h30 - arranque da 19ª edição do Festival MADEIRADiG, um festival dedicado à música electrónica e experimental, que decorre até 5 de Dezembro.

Festival 'MadeiraDig' volta para 19.ª edição em Novembro

O festival anual dedicado à música electrónica e experimental volta a apresentar um conjunto de propostas musicais marcado pela diversidade artística

Francisco José Cardoso , 01 Outubro 2023 - 14:16

Efemérides

O dia 30 de Novembro, Dia Internacional da Cidade Educadora, não tem passado despercebido ao longo dos tempos. Conheça as principais efemérides desta data.

1786 - Abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscânia, a Norte de Itália.

1874 - Nasce o político britânico Winston Leonard Spencer Churchill, Winston Churchill, líder Conservador, duas vezes primeiro-ministro, Prémio Nobel de Literatura em 1953, tendo passado pela Madeira e celebrizado a baía de Câmara de Lobos, onde hoje existe um hotel com o seu nome. 

1935 - Morre, com 47 anos, o poeta português Fernando António Nogueira Pessoa, Fernando Pessoa, autor de "Mensagem", criador de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e ainda de Bernardo Soares e Alexander Search.

1979 - É lançado o álbum duplo "The Wall", dos Pink Floyd.

2005 - A NASA confirma a existência de água em Marte.

2006 - Parlamento aprova em votação final global, com os votos favoráveis do PS,a abstenção do CDS-PP e votos contra do PSD, PCP, BE e Verdes a Lei das Finanças Regionais.

No mesmo ano, o Papa Bento XVI e o patriarca ortodoxo grego de Constantinopla, Bartolomeu I, assinam a declaração conjunta de apelo à união de católicos e cristãos ortodoxos contra as ameaças à tradição cristã e liberdade religiosa. No terceiro dia da visita à Turquia, Bento XVI visita a Mesquita Azul de Istambul.

2009 - A Fragata portuguesa Álvares Cabral captura um grupo de seis piratas somalis, que atacou o navio de pesca espanhol "Ortube Berria", numa operação conjunta com as autoridades das Sheycheles e da União Europeia.

2018 - O Tribunal de Aveiro fixa em três anos de prisão efetiva o cúmulo jurídico das penas aplicadas a Manuel Godinho, em dois processos que resultaram de certidões extraídas do caso "Face Oculta".

2020 - Os ministros das Finanças da zona euro chegam a acordo sobre a reforma do Mecanismo Europeu de Estabilidade e a introdução de uma rede de segurança no Fundo Único de Resolução, medidas que permitirão atenuar futuras crises.

No mesmo ano, a farmacêutica norte-americana Moderna pede autorização para utilização de emergência da sua vacina para a covid-19 aos reguladores do medicamento europeu e norte-americano.

2022 - O grupo Estado Islâmico (EI), derrotado no Iraque e na Síria, anuncia a morte do líder do movimento 'jihadista', o iraquiano Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi, especificando que foi morto "enquanto lutava contra os inimigos de Alá".

Pensamento do dia

É talvez o último dia da minha vida. Saudei o sol, levantando a mão direita, mas não o saudei dizendo-lhe adeus. Fiz sinal de gostar de o ver ainda, mais nada. Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português