DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Rita Vilhena apresenta a performance Fénix na Capela da Boa Viagem

Foto DR
Foto DR

A partir do dia 30 de Novembro e no dia 1 de Dezembro, às 20h30, estará patente na Capela da Boa Viagem, localizada no Funchal, a peça de Rita Vilhena, com as artistas madeirenses Fátima Spínola, Carina Mendonça e Mariana Camacho, intitulada "Fénix".

"Fénix" é "uma criação de pesquisa autobiográfica, onde a partilha é a fonte de inspiração. Um processo de trabalho singular entre as artistas envolvidas que partilham estórias e metodologias de criação para chegarem numa reflexão plural, a do lugar de fala da mulher. A estória de uma mulher nunca é só dela, é dela e de muitas mais. Procura-se o lugar da cura e transformação de vida a partir da criação artística", pode-se ler na apresentação desta peça.

Quanto a Rita Vilhena, a "coreógrafa, performer e investigadora sobre a dança", foi "umas das vencedoras da bolsa criação artística atribuída pela Câmara Municipal do Funchal, na área das artes performativas, em 2022, sendo que o seu percurso já conta com vários destaques com interesse em Feminismo e Ritual. Criou as plataformas Baila Louca improvisação e performance (NL) e a Partícula Extravagante (PT); co-organiza o Festival Portugal Contacto Improvisação. É investigadora no Grupo Performance e Cognição –ICNOVA", realça.

Assim, recorde-se, a peça "Fénix" estará em exposição dia 30 de Novembro e 1 de Dezembro às 20h30 na Capela da Boa Viagem, no Funchal e a entrada é livre.