DNOTICIAS.PT
Madeira

Saiba quais as iniciativas que marcam a agenda desta segunda-feira, 9 de Outubro

None

9h30: O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, preside à reunião da Comissão Permanente para a preparação da instalação da ALM na XIII Legislatura e da tomada de posse do XIV Governo Regional.

10h00:  Cerimónia do 'Dia da Escola' Secundária de Francisco Franco, com homenagem aos funcionários e professores e reconhecimento do mérito dos alunos, sendo esta presidida pelo director regional de Educação, no pavilhão da escola. 

11h30: Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita empresa Termomadeira Sistemas Aquecimento, à Rua Alferes Manuel Joaquim Lopes, Câmara de Lobos.

15h00:  Missa na Igreja pelos romeiros e devotos do Senhor dos Milagres, em Machico.

15h00:  Apresentação dos Eventos de Promoção: Mountain Bike Madeira Meeting e Canyoning Madeira Meeting, na sede do Clube Naval do Seixal. 

16h00:  Iniciativa política da CDU, no Bairro da Quinta Falcão - Freguesia de Santo António. 

19h00 - Missa na Igreja seguida de procissão para a capela no âmbito da Festa do Senhor dos Milagres, em Machico. 

Principais acontecimentos registados no dia 9 de Outubro. Dia Mundial dos Correios. 1261 - Nasce D. Dinis, músico, escritor, rei de Portugal.

1803 -- Um aluvião assola a ilha da Madeira e provoca a morte de centenas de pessoas, principalmente nos concelhos do Funchal, Machico, Ribeira Brava, Santa Cruz e Calheta.

1846 - Guerra Civil da Patuleia. Segunda fase das sublevações começadas com Maria da Fonte. O clima de guerra civil estender-se-á até junho de 1847. - É constituída, no Porto, a Junta Provisória do Supremo Governo do Reino, presidida pelo conde das Antas. 1874 - Termina em Berna, Suíça, o congresso constituinte da União Postal Internacional. Os 21 países participantes, entre os quais Portugal, assinam o acordo que dará origem à atual União Postal Universal, em 1875. 1906 - Nasce o poeta e estadista Leopold Senghor, líder da independência do Senegal, autor de "Hosties Noires", membro da Academia Francesa.

1938 -- Holocausto: Noite dos Cristais -- a noite de 9 para 10 de novembro de 1938, em toda a Alemanha e Áustria, foi marcada pela destruição de símbolos judaicos. Sinagogas, casas comerciais e residências de judeus foram invadidas e os seus pertences destruídos. Esta noite marcou o início do Holocausto, que causou a morte a seis milhões de judeus na Europa até o final da Segunda Guerra Mundial. 1940 - Nasce o músico britânico John Lennon, cofundador dos "Beatles". 1962 - Independência do Uganda, protetorado britânico. 1967 -- Morre, aos 82 anos, o escritor, biógrafo e historiador francês André Maurois, autor de "Arabesques" e "Les Illusions".   - Morre, aos 39 anos, Ernesto Che Guevara, por fuzilamento, na Bolívia, foi um guerrilheiro, político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano. 1975 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao cientista russo Andrei Sakharov. 1976 - Hua Kuofeng substitui Mao Tse-Tung na presidência do Partido Comunista Chinês. 1978 - Começa, em Lisboa, o julgamento dos antigos agentes da PIDE, autores da morte do general Humberto Delgado. - Morre o poeta, compositor e cantor belga Jacques Romain Georges Brel, Jacques Brel, autor de "Ne me quitte pas" e "La valse à mille temps". Tinha 49 anos. 1981 - O PS propõe fim à coligação da Frente Republicana Socialista constituída pelo PS, a UEDS e a ASDI.

-- A França acaba com a pena de morte. 1982 -- Morre, com 86 anos, Anna Freud, filha de Sigmund Freud, fundadora da psicanálise infantil.

1985 - Termina, com um morto, o sequestro do paquete italiano Achille Lauro. 1987 - Morre a jornalista e congressista norte-americana Clare Boothe Luce, coproprietária das publicações Time-Life. Tinha 84 anos.

-- Morre, com 75 anos, o poeta português Luís Veiga Leitão.

1988 - Eleições para as Assembleias Regionais da Madeira e dos Açores. O PSD mantém a liderança nas regiões autónomas.

- Eleições para a Assembleia Legislativa de Macau. Vitória da lista Associação de Amizade, de Alexandre Ho. 1989 -- O Papa João Paulo II chega à Indonésia para uma visita de seis dias, que inclui uma deslocação a Timor-Leste, sob o domínio de Jacarta.

- Mais de 70 mil pessoas manifestam-se, em Leipzig, contra o regime da RDA.  - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos fisiologistas norte-americanos J.Michael Bishop e Harold E.Varmus, pela investigação dos processos de divisão celular. 1991 - O escritor português Vergílio Ferreira recebe, em Bruxelas, o Prémio Europália da Comunidade Europeia. 1992 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído a Derek Walcott, poeta e dramaturgo natural das Antilhas, autor de "Omeros" e "The Arkansas Testament". 1997 - É aprovada, na Assembleia da República, a lei que prevê a criação das regiões administrativas. - A terceira fase da privatização da Portugal Telecom garante ao Estado um encaixe próximo dos 1,8 mil milhões de euros. 2002 - Xanana Gusmão, Presidente de Timor-Leste, é galardoado pela UNESCO com o prémio Félix Houphouet-Boigny para a busca da paz.

- O primeiro Galardão LennonOno Para a Paz, Criado por Yoko Ono, viúva de Lennon, é entregue ao palestiniano Khalil Rabah e ao israelita Zvi Goldstein. 2003 -- Morre, aos 100 anos, o inventor português Júlio dos Santos Pereira, "Malhadeiras",responsável pela adaptação de uma debulhadora à limpeza, pesagem e embalagem de cereais. 2004 - Primeiras eleições Presidenciais no Afeganistão dão a vitória a Ahmid Karzai.

2005 - Eleições autárquicas. PS obtém 35,82 por cento dos votos e 109 câmaras, PPD/PSD soma 28,25 por cento dos votos e 138 câmaras. 2006 -- Morre, com 70 anos, Danièle Huillet, cineasta francesa, galardoada no último festival de Veneza, com o marido Jean-Marie Straub, pelo conjunto da sua obra.

2007 - O Prémio Nobel da Física 2007 é atribuído ao francês Albert Fert e ao alemão Peter Grunberg, pela descoberta da tecnologia que permite ler a informação armazenada nos discos rígidos.

2008 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio.

- Morre a equilibrista Raquel Dias, artista de circo com a carteira profissional mais antiga. Tinha 81 anos.

2009 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama.

2010 -- Morre, com 82 anos, Paulo-Guilherme D'Eça Leal, escritor, pintor e cenarista de teatro e cinema.

- Morre, aos 99 anos, em França, Maurice Allais, Prémio Nobel da Economia em 1988.

2011 - O PSD conquista a 10.ª maioria absoluta em eleições legislativas regionais da Madeira, tendo conseguido eleger 25 dos 47 deputados regionais. No entanto, obtém o seu pior resultado de sempre em eleições legislativas regionais - 48,56 por cento.

- Ao cruzar a linha de chegada em terveiro lugar no Grande Prémio do Japão, Sebastian Vettel, de 24 anos, torna-se o bicampeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1.

2012 - O Prémio Nobel da Física é atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland, "por métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais".

- É criada a SOS -- Voz Amiga, linha telefónica que visa prevenir o suicídio.  

2013 - O Prémio Nobel da Química é atribuído ao austríaco Martin Karplus, ao britânico Michael Levitt e ao israelita Arieh Warshel, pelo desenvolvimento de modelos informáticos que permitem compreender e prever processos químicos.

- Morre, com 83 anos, António Marcelino, bispo emérito de Aveiro.

2014 - O escritor francês Patrick Mondiano, é galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

- O Governo de Hong Kong rompe negociações com os estudantes destinadas a colocar um termo às manifestações pró-democracia que têm paralisado zonas da cidade.2014

2015 - O Comité Nobel Norueguês, atribui o Prémio Nobel da Paz ao Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia pela sua contribuição para a construção de uma democracia pluralista após a Revolução de Jasmim de 2011.

- Marcelo Rebelo de Sousa anuncia a sua candidatura à Presidência da República.

- António Costa Pinheiro, artista plástico, um dos fundadores, em 1958, do grupo KWY, morre aos 83 anos.

2017 -- Morre, aos 92 anos, Fernando De Szyszlo, artista plástico peruano, encontrado morto em casa, juntamente com a mulher, Liliana Yábar, de 96 anos.

2018 -- Morre, aos 92 anos, José Maria Nóbrega, viola de fado.

- Morre, aos 87 anos, o coronel Rolando de Carvalho Tomaz Ferreira, um dos denominados "capitães de Abril".

2020 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao Programa Alimentar Mundial, pelos esforços para combater a fome e para melhorar as condições para a paz em zonas de conflito.

- Morre, aos 40 anos, Luther Rescova, governador do Uíje e antigo governador de Luanda, dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola.

- Morre, aos 77 anos, o ator e realizador brasileiro Cecil Thiré.

2021 - Os portugueses Rui Oliveira e Iúri Leitão, conquistam a medalha de bronze no madison nos Europeus de ciclismo de pista, fechando a prova com quatro medalhas para Portugal.

- Morre Pierre-Marie Goulet, cineasta francês radicado em Portugal desde 1990, realizador de "Polifonias", de homenagem ao musicólogo Michael Giacometti. Aos 71 anos.

- Morre Abolhassan Banisadr, primeiro Presidente do Irão após a revolução islâmica de 1979. Tinha 88 anos.

2022 - O maratonista etíope Andualem Shiferaw vence, pela terceira vez consecutiva, a Maratona de Lisboa, impondo um novo recorde da prova, que o próprio já tinha estabelecido no ano passado.

- A judoca Bárbara Timo dá a Portugal a primeira medalha nos Mundiais que decorreram na Humo Arena, em Tashkent, Uzbequistão, ao vencer a romena Florentina Ivanescu, no combate pelo bronze.

- Morre, aos 90 anos, Eileen Ryan, atriz norte-americana, participou em séries como "Bonanza", "A Quinta Dimensão", "Studio One" e "Goodyear Playhouse". Mãe dos atores Sean e Christopher Penn e do músico Michael Penn.

- Morre, Bruno Latour, filósofo e sociólogo francês, figura do pensamento ecológico. Venceu o prémio Holberg (2013) e o prémio Kyoto (2021). Aos 75 anos

Este é o ducentésimo octogésimo segundo dia do ano. Faltam 83 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia:

A consciência individual, no nosso tempo, é anulada por uma quantidade enorme de informação empacotada, cujo objetivo é produzir uma passividade coletiva, aquiescente e inquestionada".  Edward W.Said (1935-2003), escritor e ensaísta de origem palestiniana