DNOTICIAS.PT
Desporto

CS Madeira inicia Liga Solverde.pt com visita ao Clube K

Equipa madeirense tem como objectivo principal assegurar a manutenção na 1.ª Divisão Nacional

None Ver Galeria
Fotos: A.V.M. / Nélson Martins

O CS Madeira inicia, este sábado, a competição na Liga Solverde.pt 2023/2024, principal competição nacional de voleibol feminino, com uma deslocação a São Miguel, nos Açores, para defrontar o Clube Kairós, em jogo agendado para as 19:30 (hora local), no Pavilhão da Kairós.

O CS Madeira conta, na presente temporada, com Rui Caldas a liderar a equipa técnica e Rodrigo Caldas, seu filho, treinador adjunto e estatístico que transita da equipa técnica da época transata que era comandada por Vagner Aragão e contava também com o treinador adjunto Sérgio Soares.

O técnico Rui Caldas viu o plantel ser reforçado com a contratação da americana Jada Stackhouse, oposta de posição, com a contratação da madeirense Francisca Viveiros, central de posição e ex-Clube Escola da Levada, e assegurou a permanência na equipa das atletas brasileiras Mayara Santana e Natália Gonçalves, cujas posições são central e ponta, respectivamente.

O restante plantel do CS Madeira é composto por Rita Costa, Fátima Vitor, Joana Camacho, Marta Mendes, Mariana Valdez, Fabiana Andrade, Lina Pereira e Beatriz Pascoal.

A equipa madeirense teve o seu primeiro jogo oficial no passado domingo na Supertaça da Madeira, realizada na Ponta do Sol, onde venceu o CS Marítimo por 3-0.

Participarão na Liga Solverde.pt 2023/2024 as seguintes equipas: Castelo da Maia GC, CD Fiães, Clube Kairos, CS Madeira, Esmoriz GC, FC Porto, GC Vilacondense, Leixões SC, PV2014/Col. Efanor, SL Benfica, SC Braga, SC Espinho, Sporting CP e Vitória SC.

A 1.ª Fase da 1.ª Divisão Nacional de Seniores Femininos da época de 2023/2024 irá começar este fim-de-semana e decorrerá até 10 de Dezembro e conta com a participação de 14 equipas que irão disputar esta primeira fase no modelo de todos contra todos a uma volta. Da 1.ª para a 2.ª Fase passam 20% do número das vitórias e 20% dos pontos.

Para a 2.ª Fase passam para a Séria A os primeiros oito classificados da 1.ª Fase e para a Série A2 as equipas classificadas do 9.º ao 14.º lugares, sendo que a forma de disputa das duas séries é de todos contra todos a duas voltas.

Nesta época 2023/2024, de forma a prosseguir com a decisão da Federação Portuguesa de Voleibol de reduzir as Primeiras Divisões de 14 para 12 equipas, descerão três equipas directamente (os 14.º, 13.º e 12.º classificados), sendo que o 11.º classificado irá disputar um playoff de manutenção na 1.ª Divisão com a equipa classificada em 2.º lugar da Série dos Primeiros da 2.ª Divisão Nacional.

O principal objectivo do CS Madeira é assegurar a manutenção na principal competição nacional de voleibol feminino, sendo que para tal terá de obter uma classificação igual ou superior ao 10.º lugar da classificação o que corresponde ao 2.º lugar da Série A2.

Refira-se que o CS Madeira irá receber em casa o FC Porto, a 15 de Outubro; o SL Benfica, a 5 de Novembro, e o Sporting CP, a 26 de Novembro.