DNOTICIAS.PT
Madeira

Muita chuva, muito vento e trovoada ao longo do dia

None

O Arquipélago da Madeira vai estar sob influência da Depressão Celine nas próximas horas, sendo que além dos avisos amarelo (já passado durante a madrugada) e laranja (em vigor até às 15 horas), o IPMA sustenta com mais dados.

Avisos para a chuva antecipados três horas

Avisos meteorológicos passam a vigorar entre a meia-noite e as 15 horas

"Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir
da tarde", sinal de que a tempestade vai ter uma passagem rápida. Mas vai deixar "chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, em geral fracos, a partir da tarde e que serão mais frequentes nas terras
altas e vertentes norte da ilha da Madeira", prevê.

Haverá ainda a "possibilidade de ocorrência de trovoada até ao início da tarde", enquanto que o "vento moderado a forte (30 a 45 km/hora) de sul/sudoeste, por vezes com rajadas até 70 km/hora, tornando-se gradualmente fraco a moderado (10 a 30 km/hora) de norte a partir da tarde", aponta o IPMA.

Deverá registar-se ainda uma "pequena subida de temperatura".

No Funchal, cenário muito parecido, pois o céu estará muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, haverá chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros fracos e
pouco frequentes a partir da tarde e, ainda, há a possibilidade de ocorrência de trovoada até ao início da tarde. O vento moderado (20 a 35 km/hora) de sul/sudoeste, por vezes forte (até 40 km/hora), tornando-se gradualmente fraco (inferior a 15 km/hora) a partir da tarde, é a principal diferença, pois mesmo na temperatura deverá ocorrer uma pequena subida.

No mar da costa Norte, as ondas de Noroeste com 2,5 a 3 metros e na costa Sul as ondas de Oeste/Sudoeste com 1 a 2 metros, implicaram um aviso à navegação da Capitania do Porto do Funchal.

A temperatura da água do mar continua boa, com 24 a 25º Celsius.

Capitania do Funchal avisa para má visibilidade

Durante a noite de hoje e manhã de domingo a visibilidade no mar poderá ser má, o que leva a Capitania da Porto do Funchal a emitir um aviso à navegação para a orla marítima do Arquipélago da Madeira até às 18 horas de amanhã.