DNOTICIAS.PT
Comunidades Madeira

"Não há Portugal mais positivo do que o da diáspora"

Declarações do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo

Foto DR
Foto DR

Decorreu hoje, na Bélgica, mais uma conferência PORTUGAL+ Bruxelas 2023 e na sessão de abertura o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, referiu que "Portugal tem do melhor fora do país, mas é um fora do país que é dentro do país", porque "quem está fora são portugueses", destacou. 

"Este projecto do PORTUGAL+ não podia ter um nome melhor escolhido, porque não há Portugal mais positivo do que Portugal da diáspora", realçou o secretário de Estado e adiantou, ainda, que "a nossa diáspora vê o nosso país de uma forma muito positiva, como quem vive em Portugal muitas vezes não vê", afirmou.

"Portugal, quando se abre ao mundo, ganha importância", disse Cafôfo, lembrando que o país assim o fez na época da expansão marítima, e continua hoje, através da sua diáspora. Referiu-se a actualidade do conflito e de crise humanitária no mundo e disse que "os portugueses dão o exemplo com a sua postura, daquilo que os povos deviam ser no mundo", elogiou.

"Não há país como o nosso, que consiga lidar com tantas culturas diferentes e com tantos povos", sendo exemplo máximo destas pontes a diáspora que “é bem aceite, consegue incluir-se e é respeitada pelas suas qualidades". 

O secretário de Estado disse ainda que "a diáspora é o amor activo estratégico que temos em Portugal" e salientou os "valores humanistas", mas também o "activo político" que a mesma representa para o país. "Portugal tem relações extraordinárias" com o estrangeiro e "beneficia muito destas relações devido à diáspora". 

Paulo Cafôfo, na sua intervenção, sublinhou a importaria de promover a participação política das comunidades que, segundo o mesmo, são um "valor estratégico, político, económico e cultural" de Portugal, apelando à participação nas eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas, a 26 de Novembro, de forma a estimular e reforçar o "valor político" das mesmas. 

O secretário de Estado terminou a sua intervenção lembrando que "o governo português valoriza as suas comunidades" e, por isso, "temos que, tal como a plataforma BOM DIA, ser 'fazedores', para concretizar este valor".

A conferência PORTUGAL+ Bruxelas 2023, é mais uma edição do maior evento de networking e debate da emigração portuguesa, organizado pelo BOM DIA, decorreu pela primeira vez na Bélgica, na Sala Damião de Góis da Embaixada de Portugal em Bruxelas.