DNOTICIAS.PT
Madeira

42 madeirenses participam em maratona mundial de criação de videojogos

None

Arrancou, esta tarde, no Colégio dos Jesuítas, o ‘GameJam+ Madeira’, um evento que consiste numa maratona intensiva de 48 horas de desenvolvimento de videojogos e que decorre em simultâneo em mais de 58 países espalhados pelos quatro cantos do globo. 

Assim, entre sexta e sábado, 42 madeirenses, distribuídos em 10 equipas, vão focar-se no desenvolvimento de um conceito e protótipo de um determinado jogo, sendo que durante este período, os participantes contam com o apoio de mentores especialistas em diversas áreas (design de jogos, marketing e monetização, desenvolvimento, engenharia de som, etc). No domingo, as equipas terão de submeter o seu jogo na plataforma mundial que, posteriormente será avaliado pelo júri global. As ideias/jogos seleccionados pelo júri, a nível mundial, passarão à fase de incubação.

Na abertura oficial, o secretário regional da Economia, Mar e Pescas, Rui Barreto, mostrou-se orgulhoso pelo facto da Região marcar presença nesta iniciativa global, que é considerada uma espécie de Campeonato do Mundo do desenvolvimento de videojogos.

"É uma excelente iniciativa, desenvolvida pela Startup Madeira, em parceria com o consórcio do eGames Lab, pois trata-se de um sector que constitui uma forte aposta do Governo", afirmou, sublinhando em seguida o potencial significativo que a indústria do eGaming. "Este sector representa, a nível europeu, qualquer coisa como 87 mil milhões de euros e tem um peso na economia superior ao do Cinema", disse, destacando assim a magnitude econômica desta esfera em ascensão, que cada vez mais conquista os madeirenses.

Durante a visita à Reitoria da Universidade da Madeira, onde se reuniu com representantes da indústria, Rui Barreto elogiou os esforços do Governo Regional em promover uma educação orientada para a área das novas tecnologias, como são os casos da salas do futuro e os projectos de inovação, robótica e inteligência artificial que já são realizados junto dos mais novos. "A Madeira tem condições óptimas para desenvolver esta vertente da tecnologia e esta é mais uma iniciativa também para criar mercados globais, desenvolver projectos a partir daqui e, assim atrair pessoas para trabalhar na Região, criando emprego, e dando seguimento a esta nova economia que é mais digital e tecnológica", frisou.

Olhando para o futuro, o governante garantiu que o investimento do Executivo na área das tecnologias é para perdurar. "O Governo Regional está no caminho certo e nós vamos continuar seguramente a apostar nestas áreas, porque são áreas que são absolutamente transversais, e não são só na economia", concluiu.