DNOTICIAS.PT
Desporto

Ana Gomes eleita melhor modelo do Mundial subaquático

Madeirense fez dupla com o fotógrafo Nuno Gonçalves, vencendo também na categoria ‘Peixes’

None
Foto DR

A madeirense Ana Gomes ganhou o prémio de melhor modelo/assistente no Campeonato do Mundo de Fotografia Subaquática, que decorreu este mês em Varadero, Cuba.

A trabalhar com o fotógrafo Nuno Gonçalves, a dupla sagrou-se também campeã do Mundo na categoria ‘Peixes’.

O prémio de melhor modelo teve um significado especial neste mundial único, uma competição exigente mas onde estivemos entre amigos! Foi ainda uma conquista para a equipa com o Nuno, que nos motiva a continuar o bom trabalho que temos conseguido fazer juntos. Ana Gomes, modelo/assistente
Para mim a participação neste Mundial foi uma experiência absolutamente incrível, não apenas pelo ambiente que se viveu em Cuba com os restantes participantes, mas também com a restante comitiva portuguesa. Trabalhamos juntos, apoiámo-nos uns aos outros e no final festejamos juntos. Foi espectacular! Nuno Gonçalves/fotógrafo

Nuno Gonçalves e Ana Gomes começaram a trabalhar juntos este ano e, na prova que decorreu em Abril, no Porto Santo, foram campeões nacionais de Fotografia Subaquática na categoria ‘Peixes’ e também ‘Grande angular com mergulhador’. Venceram a medalha de bronze na categoria ‘Grande angular’.

Este resultado permitiu o apuramento para o Mundial 2023. A dupla está também apurada para o próximo Campeonato Europeu, a realizar-se em Março de 2024, em local ainda a definir.

Ana Gomes já tinha competido no Porto Santo, no Mundial de vídeo. Nessa altura, trabalhou com Gonçalo Gomes, formando uma dupla 100% madeirense, na prova de vídeo. Foi a estreia de Ana, nesta vertente, mas a ligação de ambos já vinha do passado.

“A minha primeira experiência de mergulho foi com o Gonçalo, que me tirou também a primeira fotografia subaquática, eu devia ter uns 25 anos. Na altura fiquei entusiasmada com o ‘baptismo’ e tirei logo o curso de mergulho na Madeira, onde vivi até aos 17 anos, altura em que me mudei para Lisboa”, revelou Ana Gomes ao DIÁRIO, antes do Mundial de 2021. 

“A minha função passa por pousar para a objectiva e também por ajudar em tudo o que o fotógrafo precisar, durante o mergulho”, explicou, na altura, a madeirense, que começou como modelo/assistente em 2006, tendo participado em várias competições internacionais e nacionais. “Para ser um bom modelo é essencial ser um bom mergulhador, ter boa aquacidade", destacou.