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Madeira

38,0% dos madeirenses entre os 18 e 64 anos participam em actividades de aprendizagem ao longo da vida

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A Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) disponibiliza no seu portal a série retrospetiva sobre a Aprendizagem ao Longo da Vida na Região Autónoma da Madeira (RAM) com a actualização com os principais indicadores apurados no âmbito do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA), realizado entre Setembro de 2022 e Fevereiro de 2023.

Nestes dados, a instituição considerou a participação da população adulta (dos 18 aos 69 anos) em qualquer tipo de actividade de aprendizagem, incluindo atividades de educação formal e não formal, bem como actividades de aprendizagem informal e o conhecimento de outras línguas além da materna.

38,0% dos indivíduos entre os 18 e 64 anos participaram em actividades de aprendizagem ao longo da vida

Nesta análise, a aprendizagem ao longo da vida (ALV) compreende a participação em alguma actividade de educação formal e/ou educação não formal.

A DREM informa que, em 2022, mais de um terço da população (38,0%) com idade entre os 18 e os 64 anos participaram em pelo menos uma actividade deste tipo nos 12 meses anteriores à entrevista. "Comparativamente com 2016, verificou-se um decréscimo de 6,9 pontos percentuais (p.p.) na proporção de indivíduos que participaram em actividades de ALV, mas superior em 18,1 p.p. relativamente ao valor mais baixo da série, 19,9% em 2007. A participação dos indivíduos do sexo feminino em 2007, 2011 e 2016 foi sempre superior à dos indivíduos do sexo masculino, tendo-se invertido em 2022, quando a participação dos indivíduos do sexo masculino atingiu 40,0% e a dos indivíduos do sexo feminino 36,0%, respectivamente".

Por sua vez, no país, em 2022, observou-se uma ligeira diminuição (-0,8 p.p.) na participação de indivíduos em actividades de ALV, comparativamente com 2016 (49,4% em 2022; 50,2% em 2016).

"Quanto à participação da população adulta dos 18 aos 64 anos em actividades de educação formal, observou-se uma diminuição de 1,5 p.p., passando de 11,3% em 2016 para 9,8% em 2022. Contudo, esta proporção foi superior em 1,2 p.p. à proporção de indivíduos que participaram neste tipo de actividades em 2007 (8,6%). Relativamente à participação dos indivíduos por sexo, os resultados em 2022 foram muito próximos entre mulheres (9,7%) e homens (9,9%). A nível nacional, em 2022 a participação de indivíduos em actividades de educação formal situou-se em 13,9%, registando um aumento de 2,6 p.p. em comparação com 2016 (11,3%)", explica. 

No que diz respeito à proporção de indivíduos que participaram em actividades de educação não formal, em 2022, registou-se "um decréscimo de 7,0 p.p., invertendo-se a evolução positiva que se observava desde 2007. Também se observou uma alteração no peso das mulheres neste tipo de aprendizagem, que se mantinha superior ao dos homens desde 2007, sendo que a participação dos homens (34,1%) foi ligeiramente superior à das mulheres (30,6%) em 2022. Em Portugal também foi observada uma inversão na proporção de indivíduos que participaram em atividades de educação não formal, baixando de 45,2% em 2016 para 42,5% em 2022 (-2,7 p.p.)", pode ler-se na informação da DREM.

72,1% dos indivíduos entre os 18 e 64 anos participaram em actividades de aprendizagem informal

Sobre a aprendizagem informal - que compreende a aprendizagem intencional cuja organização, metodologia e duração das actividades desenvolvidas é de responsabilidade individual, não envolve docentes, formadores, estabelecimentos de ensino ou outras instituições, caracterizando-se sobretudo pelo seu carácter intrinsecamente individual, voluntário e auto-organizado -  "verificaram-se aumentos consistentes nos anos em estudo".

A DREM explica que se verificou "um decréscimo de 14,0 p.p. em 2022, passando de 86,1% em 2016 para 72,1% em 2022. Nesta componente e em 2022, a participação dos homens (70,1%) foi ligeiramente inferior à das mulheres (74,1%). No país verificou-se também um decréscimo de 16,5 p.p. (72,9%) nos indivíduos que participaram neste tipo de atividades, quando comparado com 2016 (72,9% em 2022; 89,4% em 2016)".

22,9% dos indivíduos entre os 18 e 64 anos não participaram em actividades de educação, formal, não formal e aprendizagem informal

No ano transacto, 22,9% da população dos 18 aos 64 anos não participou em qualquer actividade de aprendizagem, seja formal, não formal ou informal, sendo esta percentagem nos homens igual a 23,8% e nas mulheres igual a 22,0%.

"Nos primeiros anos em análise, esta componente perdeu progressivamente peso (68,4% em 2007 para 11,5% em 2016), tendo aumentado 11,4 p.p. em 2022, muito aquém do máximo da série (68,4% em 2007). Ao nível do país, também se verificou uma perda progressiva desta componente até 2016 (8,2%) tendo aumentado significativamente em 2022 para 19,9%", comunica a DREM.

Mais de 70% dos indivíduos entre os 18 e 64 anos conhecia pelo menos uma língua estrangeira

Sobre os adultos que tinha conhecimento de outras línguas, para além da língua materna, a DREM explica que a proporção vinha aumentando de forma continuada nos anos em análise, "passando de 44,2% em 2007, para 79,0% em 2016, mas caiu para 72,3% em 2022, sendo os resultados muito próximos entre mulheres (73,7%) e homens (70,9%). A nível nacional a proporção de adultos que tinha este tipo de conhecimento também vinha aumentando desde 2007 (52,0%) até 2016 (71,8%), tendo-se verificado um ligeiro decréscimo em 2022 ( -1,6 p.p.; 70,2%)".

35,1% dos adultos, dos 18 aos 69 anos, participaram em actividades de aprendizagem ao longo da vida

"A proporção de indivíduos com idade dos 18 aos 69 anos que participou em actividades de ALV (educação formal e/ou educação não formal), observou um decréscimo, entre 2016 e 2022. A participação em actividades de ALV passou de 42,7% para 35,1%, sendo que, a participação em actividades de educação formal passou de 10,5% para 8,9% e a participação em actividades de educação não formal passou de 37,6% para 29,9%", sustenta a direcção regional.

Por sua vez, no país, "a participação em ALV passou de 46,9% em 2016 para 45,6% em 2022, registando-se um aumento de 2,3 p.p. na proporção de indivíduos que participaram em atividades de educação formal (de 10,3% em 2016 para 12,6% em 2022) e um decréscimo de 3,0 p.p. nas atividades de educação não formal (42,4% em 2016 para 39,4% em 2022)".

69,5% dos adultos, dos 18 aos 69 anos, participaram em actividades de aprendizagem informal

Na Região Autónoma da Madeira, a proporção de indivíduos com idade compreendida entre 18 e 69 anos que participou em actividades de aprendizagem informal "foi 69,5% em 2022, tendo diminuído 14,8 p.p. face a 2016. No País, este indicador passou de 87,6% em 2016 para 70,4% em 2022, o que representa uma descida de 17,2 p.p".