DNOTICIAS.PT
Madeira

CDU denuncia precariedade habitacional no Bairro das Romeiras

Moradores deste conjunto habitacional promoveram um abaixo assinado para exigir à CMF intervenções urgentes, revelou Herlanda Amado

None

"É incompreensível constatar em muitos bairros sociais a existência de tantas habitações abandonadas, de portas fechadas e degradadas devido à falta de intervenção por parte dos governantes, quando existem milhares de famílias em lista de espera e a implorar por uma habitação com arrendamento social", afirmou hoje Herlanda Amado, numa iniciativa política no Bairro das Romeiras, em Santo António.

"O Bairro das Romeiras é um dos casos, entre muitos outros, de desleixo dos governantes quanto às suas obrigações de manutenção do parque habitacional público. Aqui existem muitas casas que, ao longo dos últimos anos, nunca conheceram qualquer tipo de investimento público, e que, por isso, estão em extrema precariedade habitacional", apontou Amado, dando conta que os moradores deste conjunto habitacional mobilizaram-se em torno de um abaixo-assinado, onde são exigidas à Câmara Municipal do Funchal (CMF) "intervenções urgentes, garantindo a segurança de quem aqui vive".

Foram mais de 300 assinaturas recolhidas, "dando voz a tanta gente que não tem sido ouvida ao longo dos anos pelos executivos que tinham obrigação de gerir o parque habitacional público", revelou.

Basta de promessas, é necessário garantir que as verbas anunciadas para a recuperação de habitação, seja investida onde realmente é necessária, sendo este um exemplo concreto. Herlanda Amado

Amado recordou ainda que a CDU, no âmbito da discussão do Orçamento Camarário para 2024, apresentou propostas que "vão ao encontro das necessidades e exigências dos moradores destes Complexos Habitacionais, reivindicando medidas emergenciais de recuperação estrutural desses edifícios para uma utilização social".