Madeira

Associação Raquel Lombardi salienta importância do Dia Mundial do Braille

Instituição associou-se a esta causa através da realização de iniciativas educativas

None
Foto Shutterstock

Comemora-se a 4 de Janeiro,  o Dia Mundial do Braille, data alusiva  ao aniversário de Louis Braille, o criador do sistema de leitura para cegos que recebeu seu nome. 

Este domingo, a Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi - instituição de utilidade publica que se juntou esta causa, realizando iniciativas educativas em instituições parceiras e com protocolos de colaboração - enalteceu a importância desta efeméride, que visa "promover a inclusão e sensibilizar para a temática da cegueira e da acessibilidade".

Neste contexto, realizou uma conferência online intitulada 'The Expression Code, que contou com a participação de algumas instituições europeias de países como Itália, Espanha, Turquia, Chipre e Grécia, onde profissionais de educação como também da saúde reflectiram e partilharam saberes e experiencias sobre a inclusão de pessoas com cegueira e baixa visão no mundo actual.

Paralelamente realizou uma actividade pedagógica com a linguagem braille e outras linguagens acessíveis numa escola parceira da RAM, promovendo junto aos alunos e professores actividades inclusivas para pessoas cegas ou de baixa visão.