Madeira

JSD diz que a governação do PS ostraciza os estudantes da UMa

None
Foto JSD/M

Bruno Melim, líder da JSD/Madeira,  mostrou-se “incrédulo” com a possibilidade de “no espaço de quinze dias” a Assembleia da República chumbar dois diplomas, aprovados por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional, que no seu entender se constituem "como vitais para a vida dos estudantes da Universidade da Madeira (UMa)“.

À margem da Comissão Política da JSD/Madeira, que se realizou esta tarde, Melim afirmou que "começa a ser de difícil justificação, os sucessivos chumbos sobre as matérias relacionadas com o Ensino Superior na Madeira”.

Se, em todos os orçamentos de Estado desde 2017, as diversas matérias sobre o Ensino Superior na Madeira (Passe sub-23, Financiamento da Universidade, Estudante-Atleta entre outras matérias) têm vindo a merecer, sucessivamente, o chumbo do PS, ou do PS e dos seus parceiros de esquerda sempre que necessário, não existe outra justificação, a não ser o facto destes nada terem que ver com as matérias em si, mas sim por estas se relacionarem com a Universidade da Madeira, na Madeira. Bruno Melim, líder JSD/M

O líder da JSD/M considera que a defesa da UMa é um projecto de toda a “sociedade autonomista” crente numa Universidade da Madeira “como veículo para a promoção e desenvolvimento da Autonomia da Madeira” e não apenas dos partidos políticos. 

Num mundo globalizado e tecnológico, como o atual, é uma aposta absolutamente essencial capacitar as Universidades, para as diferentes solicitações da economia, nas mais diversas áreas. Enquanto andarmos a discutir um sistema de financiamento da Universidade que prejudica todas as instituições de ensino superior periféricas obrigando-as à sua não modernização, apresentação de novos projetos e à concretização de melhorias dos ciclos de estudos já existentes, aceleramos a corrida para sermos os mais pobres, os mais atrasados e os menos competitivos. Tal como o legado do PS em tudo: ostracizar todos os que dependem da sua governação, para através de esmolas garantir o seu apoio mesmo que isso prejudique o futuro das novas gerações, neste caso os ostracizados são os estudantes da Universidade da Madeira. Bruno Melim, líder JSD/M