Madeira

PCP diz que valeu a pena lutar pela vinculação extraordinária dos professores

None

O PCP encara como uma vitória para a classe docente o anúncio de que “os professores da Madeira que ainda estão em situação de precariedade vão ser vinculados ainda este ano”, através de um procedimento de vinculação extraordinária.

Professores da Madeira serão vinculados ainda este ano

A garantia é de Miguel Albuquerque

De acordo com o partido, esta é uma medida que vai ao encontro das propostas que o PCP tem vindo a apresentar na Assembleia Regional, "propostas essas sistematicamente chumbadas pelo PSD e CDS". 

"Recentemente na discussão do Orçamento Regional foi o próprio Secretário da Educação que afirmou não existir precariedade na classe docente e que os vínculos temporários existentes na escola pública  existem apenas para dar resposta a situações   de extrema necessidade para substituição de docentes, realidade que todos sabemos que é falsa pois existem mais de 300 professores com vínculo precário e muitos há mais de 10 anos a dar resposta a necessidades permanentes", indica o PCP através de comunicado.

O partido indica ter apresentado, em 2021 e 2022, projectos de Decreto Legislativos Regionais para a vinculação extraordinária de professores em situação de precariedade, tendo voltado a apresentar esta proposta na discussão na especialidade do Orçamento Regional para 2023 proposta essa também chumbada.

"O PCP considera positiva a alteração de posição do Governo Regional e o reconhecimento da necessidade de se fazer justiça vinculando professores que há muito são indispensáveis para o sistema de ensino", diz, acrescentando que a alteração de posição do Governo Regional só foi possível devido à luta dos professores e das suas estruturas sindicais, assim como da visualização pública desta realidade através da intervenção do PCP.

O PCP vai continuar a acompanhar este processo e "aguardar em que moldes serão feitas as referidas vinculações e quantos professores precários vão ser abrangidos".