Madeira

PS-Madeira insiste no fim das Sociedades de Desenvolvimento

None

O Partido Socialista voltou, hoje, a defender a extinção das Sociedades de Desenvolvimento, organismos nos quais os governos de Miguel Albuquerque já injectaram mais de 200 milhões de euros do Orçamento Regional e cuja dívida, na ordem dos 120 milhões de euros, o Governo Regional já anunciou a intenção de absorver.

Valores que, conforme dá conta Sérgio Gonçalves, somados, perfazem um total de 320 milhões de euros e que seriam suficientes para a construção do novo hospital.

Em conferência de imprensa realizada em Santa Cruz, junto ao edifício da foz da ribeira da Boaventura, "mais um dos exemplos de infraestruturas que se multiplicam um pouco por toda a Região, com utilização diminuta ou praticamente inexistente, algumas delas em elevado estado de degradação", o presidente dos socialistas madeirenses adiantou, por isso, que o Partido apresentou novamente no Parlamento um projecto de resolução com vista à extinção das Sociedades de Desenvolvimento.

A par disso, o PS apresenta soluções para a rentabilização e utilização de algumas destas infraestruturas. No caso específico deste edifício em Santa Cruz, o Grupo Parlamentar apresentou o ano passado um projecto de resolução para a criação de um centro de recuperação de aves e animais marinhos, com uma componente importante de investigação.

Conforme explicou Sérgio Gonçalves, esta e outras soluções seriam fundamentais “para que se pudesse utilizar estes edifícios e se pudesse dar uso àquilo que absorveu milhões e milhões de euros do Orçamento Regional ao longo de décadas”. Montantes que, vincou, poderiam ter sido investidos noutras infraestruturas, como é o caso do novo hospital, que ainda não é uma realidade e que tanta falta faz aos madeirenses e porto-santenses.