Madeira

Associação Sem Limites celebra o seu 11.º aniversário

A Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais – Associação Sem Limites, comemora no dia de hoje, 13 de Janeiro, o seu 11.º aniversário.

A Associação Sem Limites teve o seu inico há 11 anos atrás, sendo fundada e dirigida por pessoas com necessidades especiais, com o principal propósito de defender, apoiar e lutar pelos direitos das pessoas com deficiência inseridas aqui na Região.

Foi também nesta data que a Associação ficou reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, pelo Centro de Segurança Social da Madeira e, consequentemente, iniciou parcerias com os vários Municípios de modo a espelhar todo o trabalho que iria ser realizado no que toca à área da defesa dos direitos e através da Campanha 'Dê Uma Tampa à Indiferença', na recolha de tampas plásticas para angariação de fundos para a doação de material ortopédico.

Ao longo destes anos conseguimos, de forma significativa, sensibilizar grande parte da comunidade, para a equidade entre pessoas com limitações. Contudo este trabalho é continuo, pois continuamos a apelar ao bom senso da população, chamando a atenção para as barreiras arquitectónicas ainda existentes, para os estacionamentos reservados a pessoas com deficiência que muitas vezes são abusivos ou mesmo para a falta dos mesmos e ainda outros assuntos relevantes que vem ao encontro das necessidades desta população. Filipe Rebelo, presidente da direcção da Associação Sem Limites

Neste sentido, de forma a promover os todos estes direitos e deveres das pessoas com deficiência, a Associação tem vindo a realizar acções de sensibilização em escolas e instituições, na perspectiva de adaptar e mudar mentalidades.

No que concerne à Campanha 'Dê Uma Tampa à Indiferença', esta continua a ser um sucesso, pois a Associação verifica cada vez mais entidades interessadas não só no apoio que podem dar a quem mais precisa bem como através desta sabem que podem também contribuir significativamente para a melhoria do ecossistema.

Já lá vão 11 anos de muito trabalho e com várias conquistas, todo em prol às necessidades principais das pessoas com necessidades especiais. Como perspetiva futura pretendemos continuar a dar resposta aos que nos solicitam apoio, quer ao nível do material ortopédico, interpretação de legislação, acesso a serviços e informações. E a todos aqueles que nos acompanham, temos em vista para este ano de 2023, várias atividades e convívios. Filipe Rebelo, presidente da direcção da Associação Sem Limites