Madeira

Sindepor defende contratação de mais enfermeiros na Madeira

None
Foto ARQUIVO

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) congratula-se pelo recente lançamento de um concurso para a contratação de 80 enfermeiros por parte do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM). "Trata-se de uma necessidade reconhecida por uma ampla maioria da nossa sociedade e a concretização de uma parte significativa das reivindicações do Sindepor", diz o sindicato, em comunicado enviado às redacções.

No entanto, salientam que, “quando a contratação destes 80 novos colegas for concretizada, ainda ficam a faltar, de acordo com os cálculos do Sindepor, cerca de 300 novos enfermeiros de forma que o SESARAM possa prestar cuidados de saúde da melhor qualidade aos seus utentes”.

Este concurso também não faz esquecer outras reivindicações pendentes, como é o caso da atribuição de 4 pontos na avaliação dos enfermeiros referente a 2019-2020. “Algo que já foi assumido pelo Governo Regional, mas que ainda falta concretizar. Como não podia deixar de ser, o Sindepor luta pela atribuição dos mesmos 4 pontos para o biénio 2021/2022 tendo em conta a pandemia que os enfermeiros enfrentaram e continuam a enfrentar”.

Neste comunicado de imprensa, o Sindepor Madeira diz ainda aguardar por audiência com o conselho de administração do SESARAM e, posteriormente, com o Governo Regional da Madeira para a auscultação destas e outras reivindicações.

Por outro lado, perante a actual conjuntura que o país enfrenta, o Sindepor não esquece a necessária actualização da grelha salarial – na Madeira e em todo o território nacional - perante a escalada inflacionista que retira aos enfermeiros uma parcela significativa do seu vencimento. “O sindicato não pretende impor valores, mas salienta a necessidade de uma negociação justa entre as partes”.