Madeira

"Não ficamos à espera do Governo da República" para atenuar as dificuldades das famílias

Secretário das Finanças espera que as medidas que vão ser apresentadas pela República possam chegar à Madeira

None

O secretário regional de Finanças aguarda que as medidas que vão ser hoje anunciadas pela República, para combater a inflação, também possam chegar à Região. No entanto, Rogério Gouveia sublinhou que a Madeira não espera apenas pelas decisões nacionais, pelo que tem em curso vários apoios às famílias e às empresas.

Esta manhã, durante a apresentação da estratégia regional para assegurar o abastecimento de cereais, o governante não quis falar sobre possíveis aumentos em 2023, sendo certo que no caso da electricidade isso estará dependente das decisões da ERSE, uma vez que a Madeira está no mercado regulado.

Também sobre o aumento do preço do pão preferiu não se pronunciar, mas assegurou que os cereais não deverão faltar aos produtores, exactamente pelas medidas que o Governo Regional tem vindo a implementar. O preço do trigo subiu já este ano cerca de 40%.

O diferencial de 30% aplicado no sector dos transportes, os 70 milhões de sobrecustos na electricidade ou o apoio aos passes, na ordem dos 8 milhões, são para continuar.

O secretário com a tutela das Finanças assume as medidas regionais, mas espera que não seja preciso alertar o Governo da República para a necessidade de apoiar as regiões autónomas num período tão difícil e em que "nenhuma economia mundial está a conseguir anular os efeitos da guerra".