5 Sentidos

Funchal lança 'ES.CU.TO', um projecto cultural para todos

Foto DR/CMF
Foto DR/CMF

Chama-se ES.CU.TO' e é o projecto de educação e mediação cultural do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal (CMF) para a temporada 2022/2023.

De acordo com nota da autarquia, o projecto é "coordenado por Andreia Baptista" e "vem reforçar um espaço importante de mediação através da cultura e da arte para diferentes públicos, criando novas oportunidade de participação". E acrescenta, citando a coordenadora: "Com esta iniciativa, pretendemos criar caminhos que nos levem aos mais variados públicos, desde a mais tenra idade, à mais rica experiência de vida, manifestando ainda um grande cuidado em envolver as famílias, proporcionando momentos que devem ser vividos em conjunto."

O projecto ES.CU.TO – Espaço Cultural para Todos! "propõe uma série de actividades para miúdos e graúdos através de espectáculos, oficinas, roteiros, visitas, exposições e formações", especifica. "Foi projectado um calendário repleto que iniciativas que pretendem, mais do que transmitir conteúdos e conhecimentos, proporcionar memoráveis ocasiões de partilha e de reflexão em torno da arte, da história, da literatura, da música e do teatro".

O projecto "será desenvolvido nos espaços do Teatro Municipal Baltazar Dias, a Biblioteca Municipal do Funchal, a Estação do Monte, o Museu A Cidade do Açúcar e o Museu Henrique e Francisco Franco", sinaliza, e inclui, "além das equipas internas do Departamento de Cultura, a Associação Casa Invisível, a Associação Teatro Bolo do Caco, o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Isa Gomes, Leda Pestana, Marcela Costa, Marlene Ribeiro, Miguel Ramos, Pascal Errante, Carolina Marcos Caldeira e Sandra Carvalho", conclui a nota.