5 Sentidos

'Funchal Fest' faz da cidade uma sala de espectáculos a céu aberto

Pedro Calado reforça a intenção do seu Executivo de “abrir a cidade à cultura”

None
Foto DR

Esta iniciativa, que acontece entre 23 e 30 de Setembro, é organizada pela Associação FRACTAL e conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, que reforçou a verba disponibilizada para o evento.

Durante uma semana, a cidade do Funchal transforma-se numa sala de espectáculos a céu aberto, graças à 4ª edição do 'Funchal Fest', uma iniciativa da Associação FRACTAL, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal. 

Trata-se de um festival de arte de rua que volta a apresentar uma programação cultural alternativa de música, cinema, de leitura e de gastronomia.

Conforme realçou Pedro Calado, na apresentação do evento, que decorreu esta tarde junto ao Museu Cidade do Açúcar, o apoio dado pela Autarquia, que este ano conheceu um acréscimo de 10 mil euros, não pode ser entendido como um custo, mas antes como um investimento, não só pela vertente cultural que sai reforçada, mas também pela dinamização do comércio local que isso representa. 

Na ocasião, o presidente da CMF reafirmou o compromisso de trazer as pessoas às ruas da cidade, através da realização de eventos. ”Este festival traduz aquilo que sempre defendemos para o Funchal. A cultura próxima das pessoas, a cultura no centro, acessível a todos”, apontou, sublinhado que “nós não queremos uma cultura elitista, só para um determinado segmento, queremos uma cultura sem exclusão, dinâmica com arrojo, com irreverência e com juventude, no fundo abrir a cidade à cultura”.

Estão previstas intervenções na Praia de São Tiago, Jardins do Lido, Pontinha, Cais do Carvão, Praça Amarela, Praia de São Tiago, Fórum Madeira e Lota do Funchal.

O FRACTAL começou apenas por ser um evento e agora devido ao apoio da CMF nos jovens criadores  tornou-se numa associação com o objectivo de desenvolver novos polos criativos, estreitar relações entre artistas e entidades, pensar e atrair novos públicos e diversificar o plano artístico e cultural.

Foi realizado um 'open call' para apresentação de propostas para este projecto e foram atribuídas, mediante avaliação de um júri, cinco bolsas de apoio à criação no valor de 800 euros com uma programação à volta do mar.

"Fundos públicos" são importantes para fomentar a cultura

Presente na sessão de apresentação deste "grande evento" esteve, também, o secretário regional de Turismo e Cultura, que destacou "o palco a céu aberto" em que se transforma o Funchal por estes dias. 

Eduardo Jesus reconheceu a importância dos "fundos públicos" na promoção da cultura e de eventos como este, que assenta num "programa tão diversificado", envolvendo vários espaços e de fácil acesso, demonstrando, no seu entender, "uma capacidade muito grande de absorver a cultura e fazer da cultura a linguagem que todos nós queremos", reforçou o governante. 

Além disso, o secretário com a pasta ca Cultura, destacou a "universalidade" que só eventos como este conseguem promover, enriquecendo, desta forma, os conceitos e projectos regionais.