Madeira

Papel dos cuidadores do doente com 'Alzheimer' elogiado pela Câmara do Funchal

None
Foto: CMF/André Ferreira

Foi no âmbito de uma acção de informação sobre a 'Alzheimer', que decorreu no edifício dos Paços do Concelho, que a vereadora da Câmara do Funchal com o pelouro da Saúde sublinhou o papel dos cuidadores dos doentes com esta patologia. 

Referindo que “esta doença tem já uma prevalência de cerca de 6% a nível mundial, com maior incidência nas mulheres e, até 2050, ou seja, nos próximos 30 anos, é estimado que o seu número duplique na Europa e triplique no Mundo”, Helena Leal reconheceu "o grande custo emocional aos doentes, a fragilidade, a dependência e a sua grande vulnerabilidade física”, sublinhando o papel dos cuidadores.

“São mais esquecidos ou pouco tidos em conta, quando o seu papel é determinante no equilíbrio dos nossos doentes, porque o ato de prestar cuidados é um processo complexo e exigente”, notou, por ocasião da iniciativa que assinalou o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer . “Por isso, teremos de ter sempre em atenção, que o enfraquecimento do cuidador terá sempre prejuízo para o próprio, mas, também, para o próprio doente”, enfatizou a vereadora.

Nesta iniciativa organizada em parceria com a 'Alzheimer Portugal", delegação da Madeira, lHelena Leal garantiu aos presentes que a Câmara Municipal do Funchal está atenta às politicas de inclusão, “onde todos são importantes e determinantes no planeamento do município”, pelo que a autarquia está "a desenvolver mais mecanismos que possam colaborar para melhorar a qualidade de vida destes doentes e das suas famílias, objectivando uma sociedade mais justa e humanizada”, garantiu.