Madeira

Pedro Calado conta ir em breve a Lisboa pedir reforço de agentes da PSP

None

O Ministério da Administração Interna, através da secretária de Estado, contactou, ontem, o presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM), Pedro Calado, no sentido de acertar uma data para uma reunião em Lisboa para abordar o problema da insegurança e a necessidade do reforço do efectivo de agentes da PSP no nosso arquipélago. A informação foi avançada, esta manhã, pelo autarca do Funchal, à margem da apresentação do novo sistema de monitorização de tráfego automóvel e videovigilância.

“Estamos a trabalhar conjuntamente. É uma questão de acertamos agora agendas e permitir um contacto”, confirmou Pedro Calado, sobre a resposta ao pedido de reunião que tinha feito ao Governo da República. “É preciso o reforço de agentes na Madeira e no Funchal. Isso é inevitável”, sublinhou o autarca, que está preocupado com o tráfico e consumo de drogas sintéticas nalguns pontos da cidade. Calado considera mesmo que os dados estatísticos da área da segurança não reflectem a situação real: “Não quero ser crítico com isto, mas desconfio de algumas estatísticas que possam dar uma imagem tão positiva do cenário actual na Madeira. Não é isso que nós temos verificado, sobretudo em algumas zonas”.

Para combater este problema, Pedro Calado pede mais efectivos da PSP, de modo a complementar o trabalho que está a ser feito por um vasto conjunto de entidades - Governo Regional, autarquias, juntas de freguesia, SESARAM e as casas de saúde mental. De resto, o presidente da CMF considera “errado pensar que a Polícia Municipal podia ser uma solução” e lembra que Lisboa e Porto seguiram essa solução e agora estão a ter dificuldades a esse nível pois são corpos com competências meramente administrativas e com encargos acrescidos.